Processando...

Adestrar seu cão é mais fácil do que se imagina

Entrevista com Murilo Garcia, adestrador de cães profissional e Revisor Técnico do livro Adestramento de Cães Para Leigos.
Murilo Garcia 16/10/2017

Seu cachorro faz xixi em todos os cantos da casa, indiscriminadamente? Pula em cima de todas as visitas e suja as roupas delas com as patas? Tenta fugir de casa sempre que alguém deixa a porta aberta? Late e avança quando alguém chega perto de você ou de sua família? Esses e outros comportamentos podem ser mais fáceis de entender e resolver do que você pensa. É o que garante Murilo Garcia, adestrador de cães profissional e Revisor Técnico do livro Adestramento de Cães Para Leigos.

Para Murilo, com apenas 15 minutos por dia de dedicação ao adestramento de seu cão, é possível ensiná-lo os comandos básicos e integrá-lo ainda mais à vida social e familiar, de maneira prazerosa e saudável, tanto para você quanto para o próprio cão:

Quais os tipos de erros mais comuns cometidos pelos donos de cães não adestrados?

Creio que o erro mais comum e mais significativo seja ignorar a importância de se educar e adestrar os cães. As pessoas costumam dizer que seus cães são como seus filhos, então que tipo de pais deixariam seus filhos sem uma educação? Sem explicar para eles como conviver de forma feliz e saudável no mundo, que não vem com manual de instruções para eles?

Um cão educado e adestrado é muito mais inserido no seio familiar, na rotina das pessoas, enquanto um cão não educado acaba sendo cada vez mais excluído, limitado, por ser considerado "inconveniente".

Quanto tempo por dia é necessário para conseguir ensinar a um cão pelo menos os comandos básicos?

15 minutos por dia são suficientes. As próprias refeições dos cães podem ser aproveitadas como um momento divertido e prazeroso de interação tutor-cão e de aprendizado. O grande segredo não está em longos períodos de aula, que irão cansar o cão e o tutor, mas na consistência das aulas. As repetições é que construirão os hábitos.


Qual raça é mais fácil de adestrar? Qual a mais difícil?


Não é tão simples definir quais são as raças mais fáceis ou mais difíceis de adestrar. Até porque primeiramente é preciso saber o que se quer ensinar ao cão. E isso pode variar de acordo com a necessidade de cada um. Algumas raças poderão ter mais facilidade a certos aprendizados, pois vem sendo selecionadas geração após geração para apresentarem certas habilidades. Mas isso não quer dizer que outros cães de outras raças, ou até mesmo sem uma raça definida, também não possam aprender.

Considero que o mais importante é definir que adestramento significa ensinar os comportamentos necessários para uma convivência feliz e harmoniosa entre cães e seres humanos, e isso pode variar de acordo com a realidade de cada um.

Onde é possível encontrar adestradores confiáveis no Brasil?

No Brasil não temos a profissão de Adestrador regulamentada. Portanto, não encontraremos um conselho regulador que ateste quem realmente é capacitado ou não a exercer o ofício, como temos com outras profissões a exemplo da OAB (Organização dos Advogados do Brasil), CFM (Conselho Feral de Medicina), etc. Existem iniciativas espalhadas pelo país de formar associações regionais e até federações nacionais, mas é um trabalho ainda em progresso. Uma boa maneira de encontrar bons profissionais é localizá-los e avaliá-los com base nas referências de quem já recebeu seus serviços. As redes sociais hoje tem se tornado uma boa ferramenta para conhecer o trabalho dos profissionais e ver os comentários dos seus clientes. Ao adestrador é possível mostrar o trabalho sendo feito e os resultados obtidos. E aos clientes é possível dizer se o trabalho foi feito com qualidade e se ficaram satisfeitos ou não.

Veja mais sobre essas e outras dicas dentro do livro Adestramento de Cães Para Leigos, e construa uma relação saudável e amistosa com seu cão. Seus vizinhos e amigos também agradecerão!