Processando...

Adotar uma postura positiva pode ser o diferencial de sua carreira

Jon Gordon compartilha dicas para uma vida mais otimista em O Poder da Liderança Positiva

Por Juliana de Oliveira, assistente editorial.

Em O Poder da Liderança Positiva, lançado recentemente no Brasil pela editora Alta Books, o autor best-seller Jon Gordon dá dicas sobre como cultivar a positividade e explica como esta atitude é benéfica tanto no mundo corporativo quanto na vida pessoal. Segundo o autor, mesmo as pessoas que não são naturalmente positivas, podem se tornar, basta adotar as práticas certas.

Como exemplo, usa a si mesmo. No livro, ele conta que aos 31 anos, estressado, medroso, negativo e com duas crianças pequenas para educar, recebeu um ultimato: “ou você muda de atitude ou nosso casamento já era”, disse a esposa. Reconhecendo estar errado, Gordon começou a pesquisar maneiras de ser mais positivo. A mudança que implementou em sua vida foi tão profunda que o levou a escrever seu primeiro livro em 2007.

Desde então, se tornou uma das principais referências na área. Com tamanha popularidade se viu palestrando e trabalhando com escolas, líderes, equipes esportivas e grandes empresas (algumas listadas na Fortune 500) e pôde observar de perto como a liderança positiva impacta, transforma e inspira pessoas, equipes e organizações.

Ao longo de 12 capítulos, O Poder da Liderança Positiva apresenta um modelo simples para todos que desejam adotar as práticas a liderança positiva. A partir de relatos, ideias e atitudes comprovadas, Jon Gordon oferece um guia para aqueles que necessitam descobrir como se tornar um líder exemplar capaz de gerar engajamento, comprometimento e performance.

Mas afinal o que é “ser positivo”?

De acordo com Jon Gordon a positividade está em tentar resolver problemas em vez de se fixar a eles, pois acreditar num futuro positivo, gera a disposição para agir e assim, alcançar os objetivos. “Pessimistas não mudam o mundo […] A história demonstra que são os otimistas, os confiantes, os sonhadores, os realizadores e os líderes positivos que mudam mundo. O futuro pertence aos que creem nele e, com confiança, resiliência, positividade e otimismo superam todos os desafios para construí-lo” afirma Gordon no capítulo 2 do livro.

Tendo como base a pesquisa da psicóloga Barbara Fredrickson, o autor explica que as pessoas com mais emoções positivas que negativas têm maior probabilidade de progredir na carreira e construir relacionamentos. Quando se é positivo, as pessoas são mais propensas a dedicar o tempo delas a você. E o suporte de uma equipe é primordial para o sucesso de qualquer projeto.

“Grandes equipes são coletivamente positivas. Elas têm uma crença em comum e um otimismo contagiosos — e isso começa com você. Quando você acredita, pode inspirar outros a acreditar. Quando você tem fé, pode inspirar outros com ela”.

Conheça O Poder da Liderança Positiva e saiba como a positividade pode mudar sua vida.