Processando...

Artigo do autor Leonardo Mascaro sobre seu livro Saúde Mental Sem Medicamentos Para Leigos

Descubra tudo o que você precisa saber sobre os tratamentos mais avançados para as chamadas desordens mentais — como depressão, ansiedade e outras
Leonardo Mascaro 23/01/2019

Por Leonardo Mascaro, Autor

 

Este livro é um verdadeiro "Manual do Usuário" para pacientes em dificuldades com seus cérebros, o que envolve quadros como depressão, ansiedade, TDAH e TOC, dislexia, insônia, enxaqueca, entre outros.

No livro, em primeiro lugar, fica esclarecido que estas dificuldades, que vêm sendo chamadas - erroneamente - de "doenças mentais" se tratam, na verdade, de "desordens neurocomportamentais" que, se devem a desregulações no funcionamento de circuitos neurológicos do cérebro - as chamadas redes cerebrais.

E isto muda por completo não só o entendimento que se tem destas coisas hoje em dia, mas principalmente como conduzir seu tratamento.

Assim, diferentemente da práxis diagnóstica atualmente em uso, fundada em moldes já ultrapassados de sintomas e queixas clínicas apenas, é possível, partindo de uma simples e rápida varredura da atividade elétrica cerebral (EEG), realizada em consultório, obter informações precisas sobre a natureza e localização destes comprometimentos funcionais e das redes cerebrais envolvidas, com isso viabilizando um diagnóstico objetivo e precisamente determinado destas condições, tudo em absoluta conformidade com os mais recentes avanços científicos alcançados nos últimos anos.

Uma vez obtido o diagnóstico, nos moldes acima descritos, bem como as respectivas informações do funcionamento cerebral desregulado - o que permite elaborar protocolos absolutamente customizados de tratamento - o leitor é apresentado ao Neurofeedback por Z-scores, uma abordagem de treinamento por recondicionamento da atividade neurológica, que viabiliza o tratamento de cada uma destas condições sem o uso de medicamentos e, mais importante, de forma definitiva e duradoura.

Ao final, fica claro que esta é uma nova era para os tratamentos em Saúde Mental, uma em que não é o paciente que se adequa ao tratamento disponível - como vem ocorrendo há décadas com o uso das medicações - mas o tratamento que, agora, é elaborado de forma objetiva e precisa para atender às necessidades absolutamente singulares de cada indivíduo.

E como se não bastasse, o leitor ainda é brindado com capítulos - um, de meditação, e outro, de nutrição para o cérebro - especificamente voltados à saúde e alta performance, com um programa completo de treinamento. 

 

Saúde mental como você nunca viu ou ouviu falar. Leia e descubra!