Processando...
Fui produtor editorial das versões nacionais dos livros A Estrada para o Caráter e A Segunda Montanha do autor David Brooks. Posso dizer que o segundo é um complemento ao primeiro e que a "estrada" segue o seu curso até atingir a "segunda montanha". 
 
Em A Estrada para o Caráter, Brooks trabalha o individualismo de forma positiva, mostrando caminhos para que possamos identificar, dominar e fortalecer nossas fraquezas, nos tornarmos autoconfiantes, assumirmos o rumo de nossas vidas, atingirmos sucesso profissional e autorrealização. 
 
Tudo isso é muito importante, obviamente, mas no entendimento do autor (e concordo com ele) não é o fim do percurso. Após atingir o "topo" dessa primeira parte da caminhada, a maioria de nós fica com uma sensação de incompletude e de que ainda não atingiu o ápice da felicidade. É nesse momento que percebemos existir uma outra montanha a ser explorada, aquela que trará a real autossatisfação. 
 
Daí surgiu a ideia de A Segunda Montanha, em que Brooks dá o caminho das pedras para o leitor utilizar todo o aprendizado adquirido na construção do caráter e trabalhar em prol da comunidade, de um objetivo maior, de ajudar o próximo e poder, de forma coletiva, transformar verdadeiramente a sociedade em que vivemos, atingindo o contentamento moral.
 
Experimente a estrada e explore as montanhas. Sua forma de encarar a vida nunca mais será a mesma.