Processando...
 

Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica: Uma abordagem prática

Autor:  Emílio Herrero Filho

Categoria: Autoria Nacional

Edição: 1ª Edição

Número de páginas: 264

ISBN: 978-85-508-0212-1

Por: R$59,90

Sobre o Livro

A estratégia desempenha um importante papel na realização dos objetivos de indivíduos, organizações, instituições e países. Sem uma consistente estratégia empresas e comunidades ficam reféns das circunstâncias, dos ciclos econômicos, dos movimentos competitivos, da limitação de recursos, da falta de imaginação e dos interesses menores de indivíduos e de políticos que não estão comprometidos com a criação de riqueza.

Entretanto, o entendimento sobre a estratégia e sua execução não é uma tarefa simples. Isso exige o apoio de metodologias, ferramentas e aprendizado que facilitem seu domínio e aplicação por todos os indivíduos da organização. O Balanced Scorecard foi criado para suprir essa necessidade, e vem se transformando num dos principais sistemas de gestão estratégica da atualidade. Ele tem possibilitado a inúmeras empresas, instituições e governos no Brasil e no mundo todo traduzir suas estratégias competitivas em uma linguagem e em imagens – como o mapa estratégico – de fácil entendimento para a maioria dos colaboradores das organizações.

Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica tem por objetivo levar ao leitor os principais modelos de gestão que permitam a formulação, a execução e o monitoramento das estratégias empresariais. Ao mesmo tempo, almeja facilitar o entendimento dos leitores sobre esse importante sistema de gestão. O livro pretende estimular o diálogo, a reflexão e a imaginação do leitor para a criação e implementação de projetos de Balanced Scorecard que efetivamente promovam a criação de riquezas para as organizações e para a sociedade.

Inúmeras empresas vêm conseguindo melhorar seu desempenho pela utilização do Balanced Scorecard. Mais recentemente, foi muito estimulante ver que os principais líderes empresariais do país, por meio da CNI, utilizaram o Balanced Scorecard para criar uma visão estratégica do Brasil para 2015. Esses empresários compreenderam que a competitividade das empresas é um dos mais importantes fatores para o aumento da renda per capita do país. A execução de uma estratégia apoiada pela metodologia do Balanced Scorecard pode ser o fator crítico de sucesso.

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

sem autor

Emílio Herrero Filho é consultor de empresas, escritor e sócio-diretor da Herrero Consultoria Empresarial, com grande experiência nas Áreas de Estratégia Empresarial, Balanced Scorecard e Inovação de Valor. Liderou projetos em grandes empresas nacionais e internacionais como: Mahle Metal Leve, Grupo Raymundo da Fonte, Kantar Ibope Media, Petrobras, Tirolez Laticínios, Hospital Santa Teresa, Grupo Zema, Planisa, Banco Petra, Santa Casa de Misericórdia de Passos, Magal Indústria e Comércio, Unimed São Paulo, Instituto Ethos de Responsabilidade Social, entre outras. Ocupou cargos executivos em corporações como, Telesp (Telefônica), Banco de Investimentos do Unibanco, Hospital Santa Catarina, Pirelli, Grupo ASSA, Grupo Estado e Agência Estado. Trabalhou como consultor da Arthur D. Little, empresa de consultoria internacional. Tem experiência internacional em projetos na área de acessórios para veículos e no setor de materiais para construção civil nos Estados Unidos.

Atuou como professor convidado da HSM Educação para as disciplinas Estratégia e Execução da Estratégia, do Curso de Pós-Graduação da FIA - Fundação Instituto de Administração, do Curso de Pós-Graduação do Instituto Mauá. É também autor do livro Pessoas Focadas na Estratégia: as Disciplinas da Execução da Estratégia, primeiro livro de autor brasileiro sobre a execução da estratégia. Realizou palestras para grandes empresas nacionais e internacionais, em universidades, na Expo Management, no PMI - Project Management Institute e no Six Sigma Brasil. Cursou o mestrado em Administração de Empresas pela FEA- Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo; concluiu o curso de Especialização em Gestão do Conhecimento pela FGV, do Curso de Formação de Conselheiros de Empresas pelo IBGC-Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e do curso de pós-graduação do APG-AMANA MBA-Executivo Internacional. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e História pela USP-Universidade de São Paulo.

Conheça Também