Processando...
 

Certificação LPI-1 101 102 Linux - 6ª Edição

Autor:  Luciano Antonio Siqueira

Categoria: TI / Informática

Edição: 6° Edição

Número de páginas: 256

ISBN: 978-85-508-1061-4

Por: R$69,90

Sobre o Livro

A presente edição reflete a nova versão 5.0 dos objetivos definidos pelo Linux Professional Institute para o exame de Certificação LPI nível 1, efetivos a partir de 2019.  Assim como em atualizações anteriores, o foco é reduzir a ênfase em tecnologias que estão ficando defasadas e dar mais atenção àquelas que vêm sendo adotadas por padrão na maioria das distribuições Linux.
O exemplo mais claro dessa abordagem é o reforço ainda maior no *systemd* como controlador do sistema, em detrimento a outros padrões que, aos poucos, estão caindo em desuso.

Outro exemplo é a utilização do *NetworkManager* como ferramenta padrão para controle das conexões de rede, inclusive quando a configuração é feita pela linha de comando. Conceitos de virtualização em serviços de nuvem agora são abordados no exame.
O conhecimento da linguagem SQL foi retirado, dada a sua relação indireta com a administração de sistemas Linux.
Outro assunto removido foi a administração de cotas de disco, que já não é empregada como no passado.

Os detalhes de cada assunto exigido no exame podem ser consultados nas descrições ao longo do livro.
Além das alterações de conteúdo, praticamente todo o texto foi reformulado para dar mais fluidez à leitura, sem deixar de lado o objetivo de entregar ao leitor a integralidade do conhecimento exigido.

O Linux Professional Institute (LPI) é o padrão global de certificação e organização de suporte de carreira para profissionais
de código aberto. Com mais de 175 mil detentores de certificação, é o primeiro e maior organismo de certificação Linux e código aberto do mundo.
O LPI possui profissionais certificados em mais de 180 países, oferece exames em vários idiomas e tem centenas de parceiros de treinamento.

O LPI é uma organização sem fins lucrativos e tem o compromisso de ajudar os membros da comunidade Linux e de código aberto a ampliar suas oportunidades de carreira, fornecendo certificados profissionais de recursos e habilidades.
Com o apoio de uma rede global de afiliados, o LPI trabalha para aumentar a conscientização sobre o poder das tecnologias de código aberto e, ao mesmo tempo, ajudar a garantir que os profissionais de TI tenham as habilidades necessárias para serem competitivos no ambiente de trabalho global.

Este livro está organizado segundo o programa de conteúdos oficiais para a Certificação LPI-1. Dessa forma, o candidato encontrará exatamente os temas que são abordados nos exames de certificação e na profundidade que é exigida para a prova. Além disso, sua sequência corresponde àquela apresentada na prova. 

Essa estrutura auxilia o candidato a manter o foco naquilo que é importante para a prova, mas sem deixar de lado a coerência e a consistência do texto.

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Luciano Antonio Siqueira é autor e desenvolvedor em Software Livre. Publicou diversos livros na área e já ministrou cursos de Certificação Linux no Brasil, Uruguai, Colômbia e Jamaica. O autor trabalha junto ao Linux Professional Institute na produção dos exames em português.

Website: http://lcnsqr.com

Conheça Também