Processando...
De Dutra a Lula: A Condução e os Determinantes da Politica Externa Brasileira

De Dutra a Lula: A Condução e os Determinantes da Politica Externa Brasileira

Autor:  Octavio Amorim Neto

Categoria: Autoria Nacional

Edição: 1ª Edição

Número de páginas: 224

ISBN: 978-85-352-4461-8

De: R$72,90  
Por: R$65,61
-10%
indisponível no momento

Sobre o Livro

No Brasil, a ciência política e as relações internacionais têm-se desenvolvido por caminhos separados. A ciência política brasileira evoluiu a partir da sociologia e tornou-se mais teórica e comparativa, enquanto as relações internacionais mantiveram uma forte vinculação com a história e preferiram a periodização à teorização. 

Esse livro de Octavio Amorim Neto promove a convergência entre essas duas disciplinas e apresenta os resultados dessa frutuosa conversa. Ele conversa com outros autores, interroga a realidade e conduz o leitor por uma respeitosa, porém rigorosa, análise sobre as teorias existentes, fiel aos fatos e atenta às relações de causa.

Com um conhecimento profundo do sistema político brasileiro aliado a uma intensa paixão pela história diplomática do seu país e ao uso de métodos de pesquisa quantitativos, o autor produz um estudo de extrema originalidade e que certamente encontrará acolhida entre cientistas políticos e internacionalistas, políticos e diplomáticos.

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Octavio Amorim Neto possui graduação em Ciências Sociais pela UFRJ, mestrado em Ciência Política pelo IUPERJ, e doutorado em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, campus de San Diego. Atua como professor-adjunto da Escola Brasileira de Administração Pública e deEmpresas (Ebape), da FGV, no Rio de Janeiro. Foi professor-colaborador da Escola de Pós-Graduação de Economia, também da FGV, e professor-pesquisador do Iuperj. Ele é autor de diversos livros dentre eles Presidencialismo e Governabilidade nas Américas, o Semipresidencialismo nos Países de Língua Portuguesa. Recebeu prêmios da Associação Brasileira de Ciência Política e da Associação Americana de Ciência Política.

Conheça Também