Processando...

Design Estratégico: Direções criativas para um mundo em transformação

Autor:  Anderson Penha , André Coutinho

Categoria: Autoria Nacional

Edição: 1ª Edição

Número de páginas: 224

ISBN: 978-85-508-0183-4

De: R$54,90  
Por: R$49,41
-10%

Sobre o Livro

Em meio à complexidade, incerteza, volatilidade e ambiguidade do mundo, o livro Design Estratégico surge como uma mescla de reflexões, experimentos e especulações do trabalho dos autores com estratégias criativas, design de negócios e projetos de impacto social dos últimos 10 anos. O ponto de partida é um olhar histórico e evolucionário sobre criação de valor a partir do design, culminando com o projeto conceito do negócio ou impacto na sociedade e no planeta.

Ao propor um campo transdisciplinar entre administração, design e tecnologias emergentes, André e Anderson dissecam o modo de pensar e agir empreendido por figuras como Elon Musk, Muhammad Yunus e Jeff Bezos. Tendências, visões, propósito, territórios, conceitos e empreendimentos passam a ser o novo léxico daqueles que querem fazer a diferença, criando ruptura, certamente, mas também enfrentando as controvérsias e barreiras cognitivas, sociais, técnicas, financeiras e regulatórias que restringem a implementação do novo.

Nos Ensaios sobre Futuros Emergentes, o futuro se transforma em realidade nas visões provocativas e conceituais de territórios ligados à Longevidade, Competição por propósito, Operações em tempo real, Governança Aberta e Cidades Inteligentes.

DEPOIMENTOS:

“André e Anderson escreveram um texto que tem lugar certo na literatura sobre design estratégico, criatividade, mudança organizacional e inteligência distribuída. É um estudo fascinante sobre como funciona o mundo em nossa época. Além disso, lança uma luz poderosa e útil para todos os que estão cansados das abordagens que confundem clareza com superficialidade. Em especial, levam o leitor a examinar com seriedade a natureza e a estrutura das muitas e aceleradas mudanças pelas quais passamos. Mais importante ainda é sua ideia de trazer a arte para interagir com o universo dos negócios – uma iniciativa ousada, da qual nossa cultura há muito tempo necessita.”

Humberto Mariotti, médico, psicoterapeuta, escritor e pesquisador da teoria da complexidade e suas aplicações

“O estrategista que faz sentido na gestão é aquele raro espécime que sabe ouvir. Que por mais que conheça o segmento de atuação da empresa e os cenários que impactarão seu futuro, abre-se para apreender a dimensão humana, a cultura e o contexto da organização – sem os quais nenhuma estratégia sai do papel. A integração das competências de André Coutinho com as de Anderson Penha resultou numa ótima combustão, que agora ganha forma neste livro instigante, obrigatório para quem quer sobreviver e prosperar no novo mundo gerado pela revolução digital.”

Selma Santa Cruz, diretora de planejamento do grupo de comunicação TV1

“Ao analisar o design enquanto processo, e não apenas como mero produto, os autores chamam a atenção para o fato de a elaboração das perguntas ser mais transformadora do que a descoberta das respostas. Um call for action que coloca criação, inovação e complexidade no centro da pauta.”

Rico Lins, artista e designer gráfico

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Anderson Penha, forjado na cultura do cordel, pai de Nina e Cadu e sempre em busca da playlist (seja ela qual for) perfeita. Segue atuando em projetos e empreendimentos criativos no Brasil, nas Américas e na África que possam trazer um olhar novo a desafios antigos e novos em nossa sociedade. Fruto dessa jornada, cocriou o Pitch Fights e Foltigo, foi coautor do livro O Ativista da Estratégia e apoiou na curadoria de eventos como a Virada Empreendedora e na criação da Tech Fair no país. Atualmente, como um dos sócios da Symnetics, colunista da revista ABCDesign e Professor do IED (Instituto Europeu de Design) e da Sustentare Escola de Negócios, tem se engajado na pesquisa e desenvolvimento de conteúdo, experimentos e empreendimentos que permitam uma atuação mais fluida entre as áreas ligadas às Artes, Humanidades, Saúde e Tecnologias, de modo a contribuir com a interminável conscientização da sociedade sobres suas infinitas opções e escolhas.

André Coutinho, um dos sócios da Symnetics, há 20 anos atuando como agente de inovação e transformação em parcerias estratégicas com empresas, organizações sociais e governos no Brasil, América Latina e África. Diretor do CIEL (Centro de Innovación y Estrategia para Latino America) da IAE (Argentina). Professor da Fiap e Business School São Paulo. Sócio-fundador da Evolve, startup da economia circular cuja tecnologia transforma resíduos orgânicos em ingredientes e biocombustíveis. Coautor dos livros Gestão da Estratégia e O Ativista da Estratégia. Ao longo da vida tem explorado os campos da economia, relações internacionais, administração, educação, gestão da complexidade, design e tecnologias emergentes. Colecionador de quadrinhos, fonte inesgotável de insights.

Conheça Também