Processando...
 

Eletrônica Analógica e Digital Aplicada À IOT

Autor:  Arlindo Neto , Yan de Oliveira

Categoria: Eletrônica

Tradutor: Autoria Nacional

Edição: 1° Edição

Número de páginas: 384

ISBN: 978-85-508-0835-2

Por: R$84,90

Sobre o Livro

O livro apresenta conhecimentos essenciais para que o leitor consiga montar circuitos eletrônicos analógicos e digitais, envolvendo desde transistores e capacitores até contadores binários, controladores de motor de passo e portas lógicas.
 
Entretanto, a abordagem principal está focada na integração dos recursos da eletrônica com o microcontrolador Arduino, com o intuito de simplificar para o leitor a integração de elementos “ciber-físicos” ao universo da IoT. Dessa forma, muitos elementos, como relés, transistores, LEDs, fontes, dentre outros, estarão presentes no mundo da “Indústria 4.0”, cada vez mais conectados a roteadores e servidores, e não a centrais eletrônicas com circuitos individuais, como ainda acontece hoje.
 
Conhecimentos tecnológicos, conceitos matemáticos e físicos são abordados de forma sucinta e objetiva, atendendo aos requisitos essenciais para quem precisa aprender de maneira descomplicada aquilo que será, de fato, utilizado no cotidiano. A automação conquistou seu espaço e atualizou-se de tal modo que deu origem a um novo mundo: o da “Internet das Coisas” e da “Indústria 4.0”. Nesta quarta revolução industrial, temos, agora, processos de produção e objetos cada vez mais inteligentes e conectados à rede mundial de internet.
 
Diante desse desafio, teremos a evolução de máquinas e células de produção. Mais precisamente, a dos componentes eletrônicos para os já reconhecidos sistemas “ciber-físicos”. Ao contrário do que muitos imaginam, o avanço tecnológico ainda usará boa parte dos sistemas já existentes e vistos como tradicionais. 
 
Mesmo com toda essa tecnologia, ainda se fará uso de transistores, relés, sensores e elementos de leitura analógica.
O conhecimento técnico ainda será muito requisitado nesta nova realidade. Assim, caro leitor, para que não faça parte do “deficit de mão de obra” técnico-profissional, convidamos você ao aprendizado, de maneira descomplicada, da “magia” da integração de coisas a sistemas eletrônicos inteligentes.
 

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

sem autor

Arlindo Neto é pedagogo, técnico em eletrônica e pós-graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Automação. Iniciou sua vida profissional como aprendiz de eletricista aos 15 anos de idade. Mais tarde, dedicou sua vida à educação profissional, compartilhando os conhecimentos nas áreas de eletricidade, automação, programação e demais requisitos da eletroeletrônica com seus alunos. Autor de Automação Predial Residencial e Segurança Eletrônica e revisor das obras Eletricidade Reorganizada e Comandos Elétricos.

sem autor

Yan de Oliveira é docente com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e técnico em Mecatrônica. Em 2008, começou a trabalhar na empresa Xbot, primeira empresa a fabricar e comercializar robôs móveis para as áreas de educação, pesquisa e entretenimento no Brasil, atuando nos setores de produção, pós-venda, treinamentos externos e desenvolvimento de produto. Iniciou a carreira de docente em 2010, na MMAir Escola Técnica, na área de mecatrônica, e desde 2011 atua como instrutor de formação profissional na Escola SENAI Antônio Adolpho Lobbe, em São Carlos, São Paulo. Em 2015, abriu uma empresa para desenvolvimento de projetos embarcados com o objetivo de produzir novos produtos tecnológicos com foco em IoT, automação residencial e automação industrial.

Conheça Também