Processando...
 

Estilística e Discurso: Estudos produtivos sobre texto e expressividade

Autor:  Claudio Cezar Henriques

Categoria: Autoria Nacional

Edição: 1ª Edição

Número de páginas: 272

ISBN: 978-85-508-0289-3

Por: R$80,00

Sobre o Livro

Alguns veem a Estilística como uma disciplina do passado, com uma abordagem da língua que não se justificaria dentro da Linguística e, consequentemente, como uma disciplina não linguística. Outros fazem uma oposição entre Estilística e Gramática, dando a Estilística como um ramo de estudos que não tem a ver com a gramática da língua. Não concordamos com tais posições, porque acreditamos que a Estilística é uma disciplina linguística que volta seu olhar para aspectos da gramática da língua com funções específicas não tratadas sistematicamente por outra disciplina.

A grande pergunta que o livro deixa é se são válidas as divisões estritas entre as diferentes Estilísticas e entre estas e campos de estudo como as disciplinas que tratam do discurso e do texto em diferentes perspectivas.

Sem dúvida vale a pena buscar e perceber a resposta do autor que aparece com leveza e competência, muito bem embasada.

Este livro faz parte da coleção Português na Prática e inclui um capítulo especial, com a contribuição preciosa de Carlos Alberto Faraco, Helênio Fonseca de Oliveira, Ieda Maria Alves, Leonor Lopes Fávero e Maria Teresa Gonçalves Pereira. A voz desses estudiosos contribui para a confirmação do que propõe o autor sobre a atuação conjunta de teorias e modos de análise do texto que elas sugerem.

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Claudio Cezar Henriques professor, filólogo e escritor, é Ph.D. em Letras pela USP, doutor em Literatura Comparada pela UERJ e mestre em Língua Portuguesa pela UFF. Exerce o magistério desde 1972. É professor titular de Língua Portuguesa por concurso na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de lecionar no curso de Letras da Universidade Estácio de Sá. É consultor de língua portuguesa e ministra cursos de atualização em empresas. Ex-professor das redes pública e privada de ensino, sua experiência docente ultrapassa os limites da sala de aula, pela constante preocupação com as questões do ensino e da melhoria da formação dos profissionais de Letras.

Conheça Também