Processando...
 

Guia Prático de Terceirização

Autor:  Giuseppe Maria Russo

Categoria: Gerenciamento de Projetos

Edição: 1° Edição

Número de páginas: 160

ISBN: 978-85-5080-605-1

Por: R$44,90

Sobre o Livro

Ao longo do livro, Giuseppe apresenta conceitos, estratégias e limites da terceirização, detalhando como terceirizar de forma planejada e selecionar criteriosamente um prestador de serviços.
 
 
Este livro foi elaborado para profissionais que querem terceirizar de forma planejada e comprometida com resultados e para prestadores de serviços que querem se atualizar e atender adequadamente aos requisitos básicos demandados pelas melhores práticas da terceirização.
Guia Prático de Terceirização é um livro que mostra como transformar o que parece difícil, penoso, consumidor de tempo e desnecessário em algo prazeroso, gratificante e rentável.
 
 
APRESENTAÇÃO
 
A TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS TEM SIDO AMPLAMENTE ADOTADA POR diversas organizações, no desejo de delegar aos prestadores de serviços especializados a execução de funções que não façam parte de suas atividades-fim, permitindo concentrar-se, assim, na execução de atividades que gerem diferencial competitivo.
Ao longo de 14 anos dedicados a consultoria de gestão empresarial, me deparei com alguns resultados desastrosos de terceirizações, tais como um custo mais alto por um serviço de qualidade indesejada. Uma análise mais acurada desses processos de terceirização mostrou que eles haviam sido mal conduzidos, carecendo de planejamento, ou de seleção criteriosa dos parceiros, ou de negociações adequadas do escopo e do nível de serviços a serem prestados.
Em outros casos, faltou um acompanhamento permanente do parceiro durante a execução dos serviços.
Terceirizar requer planejamento, definição clara do escopo e seleção criteriosa de potenciais parceiros.
Na negociação de uma terceirização deve-se fazer constar do contrato um Acordo de Nível de Serviços, elemento vital no estabelecimento e estabilização do relacionamento com o parceiro, e neste devem ser incluídos métodos de verificação da qualidade e do nível de satisfação com os serviços prestados. Durante a execução dos serviços pela empresa escolhida, é necessário realizar acompanhamentos permanentes e avaliações formais periódicas para medição dos níveis de serviços oferecidos, de modo a se buscar o atendimento aos critérios definidos.
 
 
O autor desta obra, Giuseppe Maria Russo, foi responsável pela terceirização de diversas atividades ao longo de sua carreira executiva, sendo trabalhado por mais de duas décadas em empresa de grande porte internacional, onde a terceirização era uma estratégia adotada em todos os níveis de organização.
Com formação em Administração, Ciências contábeis e mestrado em Educação pela UFRJ, atualmente é consultor de negócios e doutorado na ESPM-RJ ena PUC-RJ.
 
Neste livro ele conjugou sua experiência empresarial com a acadêmica, o que resultou em um guia prático, didático e diferenciado das demais obras relacionadas ao assunto.
Ao longo do livro Giuseppe apresenta conceitos, estratégias e os limites da terceirização, detalhando como elaborar um projeto de planejamento da terceirização e selecionar criteriosamente um prestador de serviços.
Recomendo a leitura desse livro para profissionais que queiram terceirizar de forma planejada e comprometida com os resultados e , também, para os prestadores de serviços que queiram se atualizar e atender adequadamente aos requisitos básicos demandados pelas melhores práticas de terceirização.
Boa leitura.
 

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

sem autor

Giuseppe Maria Russo Doutor em Administração pela PUC-Rio com ênfase em Cultura Organizacional. Professor da pós-graduação da ESPM nas áreas de Organizações, Recursos Humanos, Ética Empresarial, Negociação, Gestão de Pessoas, Competências e Desempenho Organizacional. Autor de diversos artigos acadêmicos e dos livros Cultura Empreendedora, Guia Prático de Terceirização, Lideranças Empreendedoras Cariocas, Velha é a sua Cabecinha. Diretor da DEDIX, empresa especializada em Cultura Organizacional, Cultura de Segurança de Alimentos, Avaliação de Desempenho, Pesquisas Organizacionais, Mudança Organizacional. Vivência em empresas de grande porte, como: Armco-Staco, Capemisa, Carvalho Hosken, Casa & Vídeo, Coca-Cola, Concremat, CTIS, Energisa, Finep, Fresenius, Fundação Real Grandeza, IBGE, IBP, Infoglobo, InPress, Kasznar Leonardos, Kenner, Light, Magma, Manuchar, Marcopolo, Med-Rio, Montreal, Multiterminais, Nokia Siemens Networks, Officilab, SX, Porto Novo, Queiroz Galvão, Rede D’or, Schulz, Seguradora Líder, Soter, State Grid, Supervia, Vale Soluções.

Conheça Também