Processando...

Habilidades de Pensamento Crítico Para Leigos

Autor:  Martin Cohen

Categoria: Desenvolvimento Pessoal

Edição: 1ª Edição

Número de páginas: 352

ISBN: 978-85-508-0045-5

De: R$64,90  
Por: R$58,41
-10%

Sobre o Livro

Quais são os ingredientes para uma boa argumentação?

Qual o segredo para passar suas ideias de maneira clara e convincente?

Se você já se perguntou qualquer uma dessas questões, então este livro é para você!

Nele você encontrará muito mais que somente o material convencional sobre as Habilidades do Pensamento Crítico, o qual trata amplamente de como evitar falácias lógicas e seguir as regras de estruturação de um ensaio. A maioria dos outros livros centra-se nesses aspectos do Pensamento Crítico porque é simples falar sobre eles, mas difícil fazer com que alguém os pratique. De fato, assim como a filosofia em si mesma (e o Pensamento Crítico é, tradicionalmente, um ramo da filosofia), a única maneira, devidamente compreendida, de aprender o método consiste em colocar as habilidades em uso. Assim, o que tento oferecer aqui é uma espécie de mapa ou guia de viagem para ter em mãos quando você começar a aplicar ativamente o Pensamento Crítico em quaisquer áreas que desejar. Incluo no livro considerável background oriundo de debates acadêmicos para você compreender o “porquê” além do “o que” e diversas dicas e conselhos para o “como”, e, ainda, complemento com algumas oportunidades para experimentar-se em exercícios práticos.

Habilidades de Pensamento Crítico Para Leigos oferece uma introdução simples a temas que poderiam ser bem complexos, se apresentados de outra forma. Você aprenderá ainda dicas sobre como ler nas entrelinhas, checar o embasamento, e até mesmo sobre quando não levar a lógica tão a sério.

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Martin Cohen um autor reconhecido por sua especialização em livros populares nas áreas de filosofia, ciências sociais e política. Ele tornou- se bem conhecido ao publicar duas introduções à filosofia — 101 Philosophy Problems e 101 Ethical Dilemmas. Esses livros são utilizados precisamente para estimular habilidades de PC (Pensamento Crítico) e, no caso do 101 Ethical Dilemmas, também como parte das habilidades em tomadas de decisão. Ambos os textos são diretamente relevantes para este livro na medida em que incentivam e mostram aos leitores como argumentar e como revelar a estrutura das questões. Ele também publicou uma visão popular de Filosofia Política, uma pesquisa radical do mundo estruturada como um guia de viagem: No Holiday: 80 Lugares que Você Não Quer Visitar, e uma “anti-história” de grandes filósofos, chamado Philosophical Tales.

Martin é também cofundador do http://www.philosophical-investigations. org/ (um site estilo wiki, ou seja, cujos usuários podem adicionar e atualizar informações diretamente de seus navegadores) e tem contribuído para o conteúdo de sites de grande audiência, como o blog de economia do The Guardian e o de meio ambiente do Daily Telegraph, para mencionar apenas alguns dos mais proeminentes.

Seus projetos mais recentes incluem a edição britânica de Filosofia Para Leigos e Mind Games: 31 days to rediscover your Brain, que foi um livro de destaque no programa de artes nacionais da Cultura Francesa, cuja ênfase sobre o contexto social do pensamento individual foi apreciada. No Reino Unido, são poucos os acadêmicos no campo da filosofia (em sua maioria bastante especializados) que promovem de forma ativa essa espécie de habilidades transferíveis de PC e Martin é um deles, atuando como pesquisador nos estudos do Reino Unido voltados a como usar a filosofia para transformar estudantes de todas as marcas e tipos em Pensadores Críticos prontos para exercer uma série de atividades profissionais.

Conheça Também