Processando...

Indicadores de Desempenho: Dos objetivos à ação — métodos para elabora KPIs e obter resultados

Autor:  Andresa S. N. Francischini , Paulino G. Francischini

Categoria: Autoria Nacional

Edição: 1ª Edição

Número de páginas: 448

ISBN: 978-85-508-0172-8

De: R$89,90  
Por: R$80,91
-10%

Sobre o Livro

Primeiro o objetivo, depois o indicador: essa é a principal lição que pretendemos transmitir neste livro. Basicamente, objetivo é a resolução esperada de um problema que o gestor enfrenta em sua rotina diária. Assim, para que o seu sistema de medição de desempenho seja eficaz, é necessário ter claro quais requisitos acordados ou esperados pelos seus clientes internos e externos que o gestor não está sendo capaz de entregar. O gestor vai perceber que não é simples focar nos problemas relevantes, ele tem que resolver e deve contar com a ajuda de sensores de coleta e ferramentas de tratamento de dados, que permitam obter informações para evidenciar esses problemas.

O termo Key Performance Indicators mostra que monitorar poucos indicadores é essencial, para que o gestor possa focar o investimento de tempo e recursos para atuar no processo produtivo que gerencia. Em suma, informação demais também atrapalha.

Outra lição importante é que todo indicador deve ter uma meta, ou seja, um valor que deve ser atingido em determinado período de tempo. A diferença entre o valor atual do indicador e a meta é chamada de gap ou lacuna. A detecção do gap deve levar o gestor a descobrir a causa e implementar ações corretivas. Em outras palavras, os indicadores devem levar o gestor a agir para conseguir o resultado esperado. Se o valor de um indicador sobe e desce e não leva o gestor a um plano de ação, é melhor jogar este indicador no lixo.

Este livro reúne pesquisa acadêmica e experiência de vários anos como professores universitários, consultor de projetos de melhoria de produtividade e pesquisadora nas áreas de Economia e Internacionalização de Empresas.

Acesse o link a seguir para baixar as figuras: Material Online Indicadores de Desempenho

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Andresa S. N. Francischini é economista pela FEA-RP, Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar, Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica, com Pós-doutorado em Economia de Empresas pela FGV. Professora de Economia na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Paulino G. Francischini é Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Consultor em Lean Manufacturing e Lean Service. Instrutor de cursos de especialização e MBA na Fundação Carlos Alberto Vanzolini e na Fundação Instituto de Administração e Insper, nas áreas de medição e melhoria de produtividade de processos. Professor do Departamento de Produção da Escola Politécnica da USP. Autor de livros sobre Movimentação e Armazenagem de Materiais e diversos artigos acadêmicos.

Conheça Também