Processando...
 

Jogos e Simulações de Empresas

Autor:  Paulo Vicente Alves

Categoria: Autoria Nacional

Edição: 1ª Edição, 2015

Número de páginas: 192

ISBN: 978-85-7608-938-4

Por: R$58,00

Sobre o Livro

Utilizar jogos como ferramenta de ensino, análise, recrutamento e treinamento é uma tendência moderna.

A jornada que esta obra faz pelo mundo dos jogos começa com a exploração das razões pelas quais eles têm se tornado uma tendência. Após explorar o universo dos jogos como tomada de decisão e sua evolução ao longo do tempo, veremos como usá-los, seus diversos formatos e o processo de planejamento e desenvolvimento de um jogo.

Entende-se por Edutainment a combinação de educação e entretenimento, portanto, nos apêndices, existem jogos e dicas de sites na internet para visitar e jogar, tanto contra outros humanos como contra inteligências artificiais. Também é recomendável convidar os amigos para estudar os jogos, uma bela desculpa para jogar e se divertir.

No jogo dos mercados emergentes, você controla uma empresa entrando em um novo mercado. O jogo da energia trata desse mercado incluindo a revolução das energias alternativas nas próximas décadas. No jogo das marcas, se gerenciam marcas com públicos-alvo diferentes. O jogo capital de risco lida com investimentos de empresas start-up de alta tecnologia. O jogo dos computadores modela a evolução desse mercado entre 1981 e 1995. O jogo da gestão de stakeholders é uma dramatização em que se lida com a imprensa, sindicatos, fornecedores locais, ONG’s e comunidades locais no país fictício da Baróvia.

A parte final do livro contém uma introdução às teorias dos jogos, da decisão e da utilidade. Essa parte foi colocada por ser difícil encontrar textos introdutórios em português sobre tais temas.

Espero que a sua jornada seja repleta de aprendizado e, também, de muita diversão.

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Paulo Vicente Alves é doutor em Administração e mestre em Adm. Pública pela FGV, e é Engenheiro pelo IME. Atua como professor integral da Fundação Dom Cabral (FDC), e curador de Estratégia do Watson da IBM. Sua experiência profissional inclui setores de Governo, Defesa, Aeroespacial, Educação e Energia, Docência em cursos nacionais e internacionais. Pertenceu ao Global Colloquium in Participant Centered Learning (GLOCOLL) da Harvard Business School em 2012. Autor dos livros Jogos e simulações de empresas e Gestão Pública Contemporânea pela Alta Books (2015), e do e-book do livro ‘Jogos de Empresas’ pela Pearson/Makron Books (2001).

Conheça Também