Processando...
Jogos Políticos nas Empresas: Como compreender e transformar relações e organizações

Jogos Políticos nas Empresas: Como compreender e transformar relações e organizações

Autor:  Maurício Goldstein , Philip Read

Categoria: Negócios

Edição: 1ª Edição

Número de páginas: 240

ISBN: 978-85-508-0152-0

[Preço sob consulta]
indisponível no momento

Sobre o Livro

Prefácio de Luiz Seabra, Fundador e Co-Presidente do Conselho de Administração da Natura

Tão logo as pessoas começaram a trabalhar juntas, engajaram-se em jogos políticos. Motivadas por ganhos de curto prazo - promoções, financiamento de projetos, status junto ao chefe - elas fazem mau uso de seu tempo e energia. Hoje, quando muitas empresas estão lutando pela própria sobrevivência e por recursos escassos, há mais estresse e ansiedade, e os colaboradores engajam-se em jogos mais intensamente do que nunca. Os especialistas organizacionais Mauricio Goldstein e Philip Read sustentam que os jogos políticos nas empresas - esses comportamentos manipuladores que desviam a atenção dos colaboradores do cumprimento de sua missão - são tanto conscientes quanto inconscientes.

Eles podem e devem ser minimizados. Neste livro, os autores fornecem ferramentas para diagnosticar os jogos mais comuns e apresentam um processo em três etapas para lidar eficientemente contra esse problema. Dentre os jogos analisados por eles estão:

  • Te peguei!: A identificação e a denúncia dos erros alheios como forma de ganhar pontos com a liderança.
  • Fofoca: Entrar na prática clássica do boato para ganhar vantagem política.
  • Sandbagging: Baixar propositalmente as previsões de vendas como jogada de negociação.
  • Zona cinza: Ampliar deliberadamente a ambigüidade ou a falta de clareza sobre quem deveria fazer o que, para evitar responsabilidades.

Cheio de exemplos reais e divertidos, Jogos políticos nas empresas é um valioso recurso para gestores e todos os profissionais que querem substituir os jogos pela conversa franca em suas empresas e aumentar a produtividade, o comprometimento, a inovação e - em última análise - os resultados financeiros.

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Mauricio Goldstein, especialista em modelos inovadores de organização, transformação organizacional e cultural e fusões e aquisições, é sócio-fundador da Corall Consultoria e cofundador do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Consultor, autor e palestrante internacional, recebeu vários prêmios no Brasil e na Europa pelo impacto de sua abordagem inovadora nos 15 anos como executivo global e por seus estudos acadêmicos. É mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, com pós-graduações em Desenvolvimento Organizacional (Columbia University, EUA), Constelações Organizacionais (Infosyon, Europa), Teoria U Master Class (Presencing Institute, EUA), Brennan Healing Science (Barbara Brennan School of Healing, EUA), Biologia Cultural (Instituto Matríztico, Chile) e Biopsicologia (Instituto Visão Futuro, Brasil). É coautor de Games at Work: How to Recognize and Reduce Office Politics (Jossey-Bass, 2009) (no Brasil, Jogos políticos nas empresas [Elsevier, 2009]), livro que, em 2012, na França, foi escolhido como um dos melhores de RH. Produziu artigos de repercussão, como Liderando mudança em rede, uma história real (HBR Brasil, maio de 2013) e é blogueiro da Harvard no Brasil. Mauricio vive atualmente com a esposa e os dois filhos em São Paulo.

Philip Read desempenhou vários papéis como executivo sênior em recursos humanos para diversas empresas da Fortune 100, durante os últimos 22 anos. Viveu e trabalhou no Reino Unido, Estados Unidos, China, Suíça, Alemanha e Espanha. Philip recebeu vários prêmios por seu trabalho, entre eles o de "Departamento de Recursos Humanos Mais Inovador", da PricewaterhouseCoopers e Linkage, Inc., como participante da equipe de liderança de Recursos Humanos da Dow Chemical.

Conheça Também