Processando...
 

Laboratório de Logística

Autor:  Felipe Pusanovsky de Barros , Marco Aurélio Carino Bouzada

Categoria: Administração

Edição: 1° Edição

Número de páginas: 224

ISBN: 978-85-508-0793-5

Por: R$49,90

Sobre o Livro

O objetivo deste livro é apresentar uma metodologia para testar experimentalmente — por meio do Laboratório de Logística, uma estrutura de simulação de ambiente empresarial, tendo como motor a aplicação de um business game de logística junto a estudantes e executivos —, diversos elementos de pesquisa e tentar relacioná- los à teoria existente.
 
Além da metodologia, a proposta também envolve apresentar o resultado de diversos testes já realizados com seu uso, como: a assimilação dos conceitos de logística ocasionada pela aplicação do jogo em sala de aula; a adequação dos jogos de empresas aos diferentes estilos de aprendizagem; o impacto da estratégia de centralização de estoque no desempenho das empresas; a influência do mix de produtos no desempenho de empresas; a influência da intensidade do uso do modal rodoviário no desempenho das empresas.
 
Também é esperado que a pesquisa realizada no livro incentive outros autores a desenvolver estudos análogos com jogos voltados para áreas específicas da administração (marketing, finanças, estratégia etc.), já que as peculiaridades inerentes a cada área de conhecimento podem provocar conclusões diferentes das genéricas, assim como o que parece ter acontecido com as pesquisas aqui apresentadas, no tocante à área de logística.
 
Esta obra não consiste em um livro necessariamente didático; ela apresenta resultados de uma metodologia de pesquisa inovadora, em que a coleta de dados acontece em laboratório em vez de no palco mais tradicional das coletas de dados na área, o campo.  Ou seja, os dados são experimentais, contrapondo-se aos tradicionais dados empíricos.
 
O trabalho revela uma possibilidade de os jogos de empresas, metodologia tradicionalmente usada para ensino e treinamento, serem usados para fins de pesquisa acadêmica. Contudo, apresenta diversos resultados de pesquisas conduzidas dentro do campo de conhecimento da logística, como também os resultados pedagógicos relacionados à aplicação dos jogos de empresas em sala de aula.
 
Dessa forma, alunos de disciplinas relacionadas à logística poderão estudar e assimilar o conteúdo, mas de forma diferente da tradicional, já que este foi obtido experimentalmente em laboratório, em vez de ser transmitido de forma puramente teórica. Profissionais interessados no assunto, como os da área de logística, professores utilizadores — ou potencialmente utilizadores — de jogos de empresas, professores e pesquisadores das áreas de logística, administração e engenharia de produção também poderão usufruir da obra, que apresenta diversos resultados de pesquisas oriundas dessas áreas de conhecimento.
 

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Felipe Pusanovsky de Barros É mestre em administração e desenvolvimento profissional (UNESA); pós- -graduado em governança e melhores práticas de TI (INFNET) e em redes de computadores (UNESA); graduado em administração (UFRRJ); tem licenciatura plena em matemática (Souza Marques) e é tecnólogo em processamento de dados (Celso Lisboa). Desde 2004, é professor universitário nos cursos de graduação e pós-graduação na Fundação Souza Marques.

Marco Aurélio Carino Bouzada Tem graduação em engenharia de produção pela UFRJ, mestrado e doutorado em administração pelo COPPEAD/ UFRJ. Foi, por mais de dez anos, professor de diversos cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições. Atualmente, é professor titular do quadro permanente do mestrado em administração da UNESA e professor dos cursos de formação em finanças e em logística do ALUMNI COPPEAD (UFRJ). Tem mais de 50 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.É organizador e principal autor de quatro livros, além de editor-chefe do periódico acadêmico Adm.MADE.

Conheça Também