Processando...
 

Léxico e Semântica: Estudos produtivos sobre palavra e significação

Autor:  Claudio Cezar Henriques

Categoria: Autoria Nacional

Edição: 1ª Edição

Número de páginas: 248

ISBN: 978-85-508-0281-7

Por: R$66,30

Sobre o Livro

Nos estudos de língua portuguesa, boa parte do tempo é dedicada aos conteúdos tradicionais da gramática, como sintaxe, morfologia e fonologia, temas tratados nos três primeiros volumes desta coleção.

Entretanto, de todas as ferramentas aprendidas ao longo da vida escolar e acadêmica, sobressairá a que ocupa a parte central deste livro: a ferramenta semântica, para a qual converge tudo que se estudou nas muitas disciplinas dos estudos linguísticos.

A proposta aqui é trabalhar em conjunto o binômio léxico/semântica. Embora ambos estejam separados didaticamente na organização dos capítulos, interpõem-se nas explicações, comentários e propostas de atividades.

O livro inclui um capítulo especial com artigos inéditos de André Valente, Flávio Barbosa, José Carlos Azeredo, Nelly Carvalho e Rosane Monnerat, que ilustram sob perspectivas diferentes algumas das aplicações léxico-semânticas.

Para consolidar o estudo, há uma ampla bateria de exercícios, de formatos e graus de dificuldade variados, associada a muitas propostas de reflexão, com base em farta documentação de fatos decorrentes dos usos da língua.

Com este livro, você descobrirá a relevância dos estudos semânticos como um dos instrumentos para o domínio da expressão linguística.

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Claudio Cezar Henriques professor, filólogo e escritor, é Ph.D. em Letras pela USP, doutor em Literatura Comparada pela UERJ e mestre em Língua Portuguesa pela UFF. Exerce o magistério desde 1972. É professor titular de Língua Portuguesa por concurso na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de lecionar no curso de Letras da Universidade Estácio de Sá. É consultor de língua portuguesa e ministra cursos de atualização em empresas. Ex-professor das redes pública e privada de ensino, sua experiência docente ultrapassa os limites da sala de aula, pela constante preocupação com as questões do ensino e da melhoria da formação dos profissionais de Letras.

Conheça Também