Processando...
 

Macrodinâmica Pós-Keynesiana

Autor:  José Luís Oreiro

Categoria: Economia

Edição: 1ª Edição

Número de páginas: 320

ISBN: 978-85-508-0335-7

Por: R$73,00

Sobre o Livro

A obra que aqui nos propõe o Professor Oreiro compila, critica, estende e oferece inovações a esse campo da teoria keynesiana, a macrodinâmica keynesiana. Conhecedor em profundidade da literatura relevante (que inclui, na verdade, muitos de seus artigos já publicados), o Professor Oreiro tinha condições quase únicas para produzir um trabalho dessa natureza. Não é uma obra definitiva, naturalmente, porque o campo está vivo e novas contribuições se tornam públicas quase diariamente. É um campo vivo, também porque o grau de interação entre os participantes do debate é intenso e permanente, inclusive a intensa produção do próprio Oreiro. No seu aspecto de compilação e introdução ao tema a alunos de economia mais avançados, é uma obra que terá constantemente de ser atualizada de modo a oferecer aos leitores um guia sempre apropriado a avaliação do estado das coisas no tema. Mas nesse momento, é uma obra certamente fundamental para que os seus leitores mais interessados possam se mover com liberdade e segurança em um campo que, sendo fascinante, é também complexo, que não se presta ao diletantismo rápido e superficial de alguns. Eu não tenho duvidas de que estaremos falando deste livro (provavelmente em suas edições sucessivas) quando o tema for macrodinâmica keynesiana.

(Extraído do prefácio escrito por Fernando Cardim de Carvalho).

Depoimento:

“Neste livro José Luis Oreiro mostra o seu talento como economista teórico por intermédio de apresentações claras dos modelos alternativos na tradição pós-keynesiana. Ele mostra o progresso dessas teorias desde as suas primeiras formulações até as mais recentes aplicações, debates e controvérsias. Oreiro começa apresentando os modelos centrais que relacionam crescimento econômico e distribuição de renda, e então, avança para discutir as extensões contemporâneas em questões como fragilidade financeira, competição internacional e desenvolvimento desigual. Estudantes de macroeconomia irão se beneficiar das exposições facilmente compreensíveis dessas teorias; ao passo que os pesquisadores dessa área irão encontrar uma fonte de intuições sobre os fundamentos e implicações”

Robert Blecker, Professor do Departamento de Economia da American University, Washington, D.C

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

José Luís Oreiro possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília, Pesquisador Nível IB do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pesquisador associado do Centro de Estudos do Novo-Desenvolvimentismo da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Foi Presidente da Associação Keynesiana Brasileira (2013-2015). Publicou mais de 100 artigos em revistas científicas no Brasil e no exterior De acordo com a critério REPEC está entre os 10% mais produtivos pesquisadores em economia do Brasil. Ganhou o prêmio Brasil Economia de 2017 na categoria livro.

Conheça Também