Processando...

Matemática é uma incógnita para você? Não mais!

O professor Vandeir Vioti dos Santos responde algumas perguntas sobre o seu livro Calcule Mais - Nunca é Tarde para Aprender Matemática.

Por Illysabelle Trajano, assistente editorial.

A obra Calcule Mais – Nunca é Tarde para Aprender Matemática, do autor Vandeir Vioti dos Santos, apresenta uma forma direta, simples e acessível de aprender matemática, com linguagem descontraída e cheio de dicas úteis que facilitarão tanto o seu o dia a dia quanto o aprendizado voltado para provas de concursos e vestibulares. Você encontrará vários exercícios resolvidos e, além disso, poderá acessar videoaulas gratuitas no site www.calculemais.com.br. A dupla livro/site traz grandes vantagens para os estudantes, concurseiros ou curiosos do mundo matemático, e torna mais fácil o aprendizado e a compreensão do leitor em relação ao conteúdo apresentado. Uma obra essencial para os estudantes que não têm tempo de frequentar aulas presenciais e para aqueles que estão com algum tipo dificuldade de aprendizado. Calcule Mais – Nunca é Tarde para Aprender Matemática é, realmente, um livro para todos!

1. Como surgiu a ideia de criar um site com videoaulas gratuitas para ajudar o público geral?

A minha maior motivação sempre foi ajudar as pessoas. Tudo começou há um tempo atrás quando eu dava aulas de reforço de matemática. Eu via de perto a dificuldade que alguns alunos apresentavam em fazer as aulas de reforço. Eram pessoas que, muitas vezes, não tiveram oportunidades de estudar em boas escolas e queriam prestar um concurso público, mas não tinham uma base de conhecimento que permitissem a realização do grande sonho delas. E por causa disso eu comecei a pesquisar formas de ajudá-las.

2. E qual foi sua principal motivação ao idealizá-lo?

Um dia em uma das minhas pesquisas eu acabei me deparando com o trabalho de um americano, o Salman Khan, e a partir dai eu comecei a ter a ideia de gravar videoaulas para ajudar todas as pessoas que queriam aprender, mas que não tinham condições financeiras para pagar pelos seus estudos.

3. Quais são seus objetivos e/ou expectativas em relação ao livro?

As minhas principais expectativas e objetivos sempre foram ajudar o maior número de pessoas possível. Então busquei aprimorar cada vez mais o site, além do meu canal no YouTube. Agora com o livro poderei expandir ainda mais a rede de conhecimento, em um mundo que não é online. Muitas pessoas que precisam da informação não tem acesso à internet ou tem um acesso limitado. Além disso, muitas delas têm um cotidiano corrido, que não permite estar o tempo todo online estudando, e precisam de um material de apoio escrito para que possam ter além do conhecimento teórico, conhecimento prático. Com o livro meus leitores poderão treinar e resolver exercícios em qualquer lugar. Então o grande objetivo foi trazer grande parte do conteúdo do site adaptado para a forma de livro, com uma linguagem simples e de fácil entendimento, para disseminar cada vez mais conhecimento e torná-lo acessível a todos, a qualquer hora, em qualquer lugar, com uma explicação detalhada e ao mesmo tempo simples de entender.

4. Você busca alcançar públicos que apresentam idades e objetivos diversos, sejam os estudantes que querem prestar vestibular ou os que almejam concursos públicos. Levando esse fato em conta, como sua metodologia de ensino pode auxiliá-los?
 

A minha metodologia de ensino consiste em explicar de uma forma que a pessoa consiga entender a matéria e tirar todas as suas dúvidas durante os estudos. Os alunos, na maioria dos casos, não possuem um professor à disposição para tirarem suas dúvidas, então quando estou preparando a aula penso na melhor forma de ensinar o conteúdo e também prever todas as dúvidas possíveis que podem surgir quando as pessoas estão estudando. Eu procuro a todo momento responder essas dúvidas durante a explicação e resolução de alguns exercícios específicos. Dessa forma ajudo na liberdade do aluno se tornar autodidata, que consegue atingir os objetivos traçados estudando sozinho. Eu procuro explicar com uma linguagem extremamente simples, em que a pessoa ao ler ou assistir receba uma mensagem clara, sem aqueles jargões matemáticos ou definições complicadas. Quando me deparo com um termo ou conceito complicado, eu tento passar o conteúdo da forma mais simples possível, através da linguagem e dos exemplos que uso.


5. Qual foi o maior desafio durante a escolha/criação do conteúdo para a obra?

O maior desafio foi primeiramente selecionar os assuntos mais importantes que caem em concursos públicos. A ideia foi não tratar os assuntos de forma isolada, mas sim integrá-los, de forma que o leitor que não saiba nada do assunto possa pegar o livro na primeira página e estudá-lo em uma sequência lógica, a fim de obter todo o conteúdo necessário para conseguir entender até mesmo o assunto mais difícil. O ponto chave da obra é a metodologia. Ela teve que englobar dois tipos de uso diferentes: para aqueles que não sabem nada e que vão ler da primeira página até a última, e para aqueles que já tem a base de conteúdo, mas precisam estudar alguns tópicos e capítulos específicos. Assim todos conseguem se beneficiar, e quem já tem um conhecimento prévio consegue estudar por assunto sem se prejudicar. O esforço que tive foi de “traduzir” todo o conteúdo matemático para uma linguagem em que as pessoas consigam entender com facilidade todos os conceitos da matemática.


6. A iniciativa de conduzir um projeto didático destes requer muita dedicação e paixão pelo que faz. Ver sua obra sendo publicada traz a sensação de realização e de dever cumprido?

Sim, traz a sensação de realização profissional, com um grande avanço em minha carreira, afinal se trata de um livro de mais de 500 páginas e 100% de minha autoria, o que exigiu de mim muita dedicação, trabalho e pesquisa. O conteúdo do livro é completo, diria até que um dos mais completos que o leitor vai encontrar à disposição, pois nele abordei tópicos que caem na maioria dos concursos públicos, e essenciais também para quem prestará vestibular ou Enem (com questões exclusivas e resolvidas para o Enem). É um livro necessário para quem precisa tirar dúvidas ou não consegue aprender sobre um determinado assunto, pois foi pensado em pessoas autodidatas, que buscam estudar sozinhas para passar no concurso público ou no vestibular, e que não possuem um professor à disposição. Como a obra foi pensada nesse público, o livro foi escrito de uma maneira inteligente, para que todos tenham um conhecimento rico e detalhado, desde o básico até o que existe de mais importante em cada um dos tópicos.
E sem dúvida é uma satisfação pessoal, por ter conseguido levar um projeto com magnitude e tamanha importância a ajudar milhares de pessoas.


7. De que forma o leitor se beneficiará ao explorar a obra Calcule Mais – Nunca é Tarde para Aprender Matemática?

O leitor vai conseguir atingir seu objetivo, seja passar em um vestibular ou realizar seu grande sonho de passar em um concurso público. Se ele se dedicar e fazer os exercícios propostos, revisões e estudar com dedicação, vai atingir o objetivo traçado e aprender finalmente a matemática, resolvendo com facilidade qualquer exercício, sem necessidade de decorar fórmulas.

Com Calcule Mais – Nunca é Tarde para Aprender Matemática descubra, de maneira simples e objetiva, como solucionar os mais diversos tipos de cálculos e problemas matemáticos.