Processando...
 

Mercados Adaptáveis: Evolução financeira na velocidade do pensamento

Autor:  Andrew W. Lo

Categoria: Economia

Edição: 1ª Edição

Número de páginas: 504

ISBN: 978-85-508-0286-2

Por: R$99,90

Sobre o Livro

Metade dos americanos possui dinheiro investido no mercado de ações, mas os economistas não conseguem chegar a um consenso se os investidores e os mercados são racionais e eficientes, como a teoria financeira moderna assume, ou irracionais e ineficazes, como acreditam os economistas comportamentais — como as bolhas financeiras, crashes e crises sugerem. Este é um dos maiores debates em economia e também o valor (ou a futilidade) da gestão de investimentos e da regulamentação financeira sobre os resultados.

Neste livro inovador, o economista Andrew W. Lo atravessa o debate com uma nova estrutura, a Hipótese dos Mercados Adaptáveis, na qual a racionalidade e a irracionalidade coexistem.

Com base na psicologia, biologia evolutiva, neurociência, inteligência artificial e em outros campos, Mercados Adaptáveis mostra que a teoria da eficiência dos mercados não é errada, mas meramente incompleta. Quando os mercados são instáveis, os investidores reagem instintivamente, criando ineficiências para os outros explorarem.

O novo paradigma de Andrew W. Lo explica como a evolução molda o comportamento e os mercados de acordo com a velocidade do pensamento – um fato revelado por oscilações entre estabilidade e crise, lucro e perda, inovação e regulação.

Uma jornada intelectual fascinante e cheia de histórias convincentes, Mercados Adaptáveis começa com as origens da eficiência dos mercados e suas falhas, volta-se para as bases do comportamento dos investidores e é concluído com implicações práticas — inclusive como os fundos de hedge se tornaram as Ilhas Galápagos das finanças, o que realmente aconteceu no colapso de 2008 e como podemos evitar crises no futuro.

Este livro é uma resposta ambiciosa para questões fundamentais da economia e leitura essencial para quem deseja realmente saber como os mercados funcionam.

Depoimentos:

“Mercados Adaptáveis vai atrair qualquer pessoa que desconfie das teorias econômicas dogmáticas e tenha uma visão coerente de como as economias de mercado produzem grande ganho e grande dor para as sociedades. Andrew Lo integra uma profunda compreensão das finanças com um amplo conhecimento de biologia, psicologia e ética para oferecer uma visão tentadora de como a engenharia financeira poderia se tornar uma força poderosa em prol de um mundo mais justo, saudável e próspero”.

Peter Hancock, ex-presidente e CEO da AIG

“Este é um livro extraordinário. Andrew Lo traça uma jornada na qual ele reconsidera a racionalidade na economia, passando da Hipótese dos Mercados Eficientes para sua própria Hipótese dos Mercados Adaptáveis através da psicologia, neurociência, biologia e estudos das inovações e crises financeiras. O livro apresenta muitas descobertas valiosas e também é permeado de emoções — entusiasmo, alegria, frustração e dor. É por si só uma manifestação da importante descoberta de que o pensamento racional e a emoção caminham juntos”.

— Nobuhiro Kiyotaki, professor na Universidade de Princeton

 

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Andrew W. Lo é professor de finanças e diretor do Laboratório de Engenharia Financeira da MIT Sloan School of Management e pesquisador do Laboratório de Informática e Inteligência Artificial do MIT. Possui o título de Ph.D. em Economia pela Universidade Havard e publicou diversos artigos e livros sobre finanças e economia. Dentre suas áreas de pesquisa, se destacam: abordagens inovadoras para financiamento de saúde, avaliação de riscos sistêmicos e modelos evolutivos de comportamento. É também fundador, presidente e estrategista-chefe da AlphaSimplex Group, empresa de pesquisa e gestão de investimentos. Já recebeu vários prêmios por sua contribuição para a comunidade científica e pela qualidade de seu ensino. Em 2012, fez parte da lista das “100 pessoas mais influentes do mundo” da Time Magazine e, em 2015, foi um dos convidados a palestrar no TEDx Cambridge.

Conheça Também