Processando...

Método do Empreendedor Enxuto

Como aplicar esta ferramenta passo a passo para criar um negócio com menos recursos financeiros, riscos e incertezas.
Giovanna Baccarin 12/12/2017

O Método do Empreendedor Enxuto é inspirado nas metodologias de startups (que são as empresas de inovação que trabalham com extrema incerteza), mas adaptado a realidade das micro e pequenas empresas. Ele é diferente dos planejamentos tradicionais de negócio, e foi criado dessa forma por uma razão fundamental, que é o fato de que qualquer planejamento feito no papel não passa de um conjunto de hipóteses, de puro ‘achômetro’. E nós, seres humanos, somos muito ruins em prever o futuro com alguma qualidade.

É por isso que o Método do Empreendedor Enxuto trata de todos os pontos necessários no planejamento de um novo negócio, mas faz isso de forma muito mais prática. Colocando o empreendedor em contato com a realidade do mercado mesmo antes de abrir as portas. Ajudando-o a começar mais rápido, a testar suas ideias, o mercado e a si mesmo para abrir o negócio certo. E tudo isso é importantíssimo, para aumentar as chances reais de sucesso de um negócio ao mesmo tempo em que diminui os riscos e incertezas envolvidos.

Segundo o IBGE 52,5% das empresas não sobrevivem mais de 4 anos depois de abertas. É por isso que, para mim, é uma missão pessoal divulgar o método do empreendedor enxuto, porque ele ajuda novos micro e pequeno empreendedores a começarem negócios ou projetos com um investimento muito menor, ao mesmo tempo em que diminuem também os riscos envolvidos na criação da empresa e todas as incertezas envolvidas nesse processo.

Em seu famoso livro ‘A arte da guerra’ o estrategista Sun Tzu disse que nenhum plano sobrevive ao campo de batalha. E disse isso, não para negar a necessidade de planejar, mas para afirmar a realidade, de que planos são imperfeitos em prever todos os possíveis desdobramentos dos acontecimentos futuros. A parte boa dessa história é que ao contrário das situações de guerra, onde cada evento é único e só existe uma chance, no mundo dos negócios é possível testar. É possível molhar os pés na água antes da dar um mergulho profundo. É possível checar se o seu plano faz mesmo sentido na realidade, eliminando o ‘achômetro’ e aumentando suas chances de sucesso. E é justamente isso que o Método do Empreendedor Enxuto ensina e ajuda a fazer.

Curtiu?! Para saber mais sobre o assunto, conheça o livro Empreenda com Menos: Crie sua empresa com menos recursos, riscos e incertezas, autoria de Giovanna Baccarin.