Processando...

Neuroeconomia: Uma nova perspectiva sobre o processo de tomada de decisões econômicas

Autor:  José Chavaglia Neto , José António Filipe , Manuel Alberto M. Ferreira

Categoria: Economia

Edição: 1ª Edição

Número de páginas: 256

ISBN: 978-85-508-0081-3

De: R$54,90  
Por: R$49,41
-10%

Sobre o Livro

E se você fosse capaz de tomar melhores decisões na Economia.

Planejamos poupar mais, fazer um investimento, coletar seletivamente o lixo em nossa casa, estudar mais, dormir melhor, passar mais tempo no convívio com a família, melhorar nossa alimentação, etc. Mas quando chega a hora, por mais que tenhamos planejado muito bem, a coisa sai do controle e não conseguimos agir da melhor forma possível para alcançarmos os nossos objetivos.

Esses e outros tantos problemas são decorrentes da nossa capacidade limitada de tomada decisão. O cérebro tem duas maneiras de decidir: a primeira forma tem a ver com o nosso Espírito Animal (ou inconsciente); a segunda diz respeito ao nosso lado racional (autoconsciente). O problema foi que a economia tradicional baseou a maioria das suas explicações para os problemas econômicos no lado racional de tomada de decisão. Porém este foi um erro que está custando caro demais para empresários, consumidores e governos. Pois quem manda é o Espírito Animal!

Este livro lhe mostrará a economia de uma forma que você nunca viu. Pode até parecer assustador no início. Mas se você realmente quer entender como as pessoas reais tomam suas decisões e, principalmente, como gerar estímulos mais eficazes no mercado, esse livro é leitura obrigatória.

Com base neste contexto, nada seria mais apropriado do que estudar as pessoas como elas realmente são. E para isso o melhor caminho é conhecer o funcionamento do cérebro e do comportamento dessas pessoas ao tomarem suas decisões econômicas. Desta forma lhes apresentamos a neuroeconomia (neurociência + economia + diversas outras disciplinas).

Seja bem-vindo ao novo mundo da economia!

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

José Chavaglia Neto é professor de marketing e criatividade e inovação nos MBAs da FGV Management e professor de neuroeconomia e inovação do programa e mestrado e doutorado da Florida Christian University, Orlando – EUA. É consultor de empresas e palestrante em neuroeconomia, neuromarketing e inovação. Doutor em Métodos Quantitativos pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE/IUL).

José António Filipe é licenciado em Economia no ISE/UTL - Instituto Superior de Economia, Universidade Técnica de Lisboa, na especialidade de Economia Financeira e Internacional; é Mestre em Gestão pelo ISCTE- Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; é Doutor em Métodos Quantitativos (especialização em Investigação Operacional) pelo ISCTE- Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. É Professor Auxiliar com Agregação e Subdiretor do Departamento de Matemática da Escola de Tecnologias e Arquitectura do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Tem os seguintes interesses de investigação: Matemática; Estatística; Processos Estocásticos – Filas de Espera e Probabilidades Aplicadas; Teoria dos Jogos; Aplicações a Economia, Gestão, Finanças e Problemas Sociais; Ambiente e Economia dos Recursos Naturais. É autor/co-autor de 250 artigos em Revistas Científicas Internacionais e Proceedings de Conferências, 27 capítulos de livro e 8 livros. É Editor/co-editor de 2 livros. Além da atividade académica, entre outras, exerceu funções no Korea Trade Center (organismo comercial ligado à Embaixada da Coreia do Sul) e numa Companhia de Seguros. Foi consultor de uma empresa de consultoria e formador do Instituto de Formação Bancária.

Manuel Alberto M. Ferreira é licenciado em Engenharia Electrotécnica, ramo de Telecomunicações e Electrónica, e Mestre em Matemática Aplicada pelo IST-Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa. É Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Métodos Quantitativos pelo ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. É também Agregado em Métodos Quantitativos por esta instituição. Foi Presidente do Conselho Directivo e posteriormente Vice-Presidente do ISCTE. É Professor Catedrático do Departamento de Matemática da Escola de Tecnologias e Arquitectura do ISCTE-IUL. Tem os seguintes interesses de investigação: Matemática; Estatística; Processos Estocásticos – Filas de Espera e Probabilidades Aplicadas; Teoria dos Jogos; Aplicações a Economia, Gestão, Finanças e Problemas Sociais; Ambiente e Economia dos Recursos Naturais; Estatística Bayesiana: aplicação à identificação forense. É autor/co-autor de 339 artigos em Revistas Científicas Internacionais, 31 capítulos de livro e 27 livros. É Editor/co-editor de 6 livros.

Conheça Também