Processando...

O Fim da Liderança: Como a liderança mudou e de que forma podemos resgatar sua importância

Autor:  Barbara Kellerman

Categoria: Gestão / Liderança

Edição: 1ª Edição

Número de páginas: 256

ISBN: 978-85-508-0159-9

[Preço sob consulta]
indisponível no momento

Sobre o Livro

Uma das maiores especialistas na área desfaz suposições obsoletas e estimula uma nova conversa sobre liderança no século XXI.

Tornar-se líder passou a ser um mantra. O explosivo crescimento da “indústria da liderança” baseia-se na crença de que liderar é um caminho para o poder e o dinheiro, um meio para a realização e um mecanismo para a criação de mudanças. Há, porém, outras verdades: todos os tipos de líderes estão desacreditados; o ensino incansável e muitas vezes superfi cial da liderança não nos aproximou do nirvana; os seguidores, em quase todos os lugares, estão, por um lado, desapontados e desiludidos, por outro, qualifi cados e audaciosos.

O fim da liderança conta duas histórias: a primeira, sobre mudança - como e por que líderes e liderados mudaram ao longo do tempo, principalmente nos últimos 40 anos. Em consequência da evolução cultural e da revolução tecnológica, o equilíbrio de poder entre líderes e seguidores se alterou – os líderes ficaram mais fracos, e os seguidores, mais fortes.

A segunda narrativa é sobre a própria indústria da liderança. Neste volume provocativo e crítico, Barbara Kellerman levanta questões sobre liderança como busca acadêmica e conjunto de habilidades práticas: A indústria faz aquilo a que se propõe, ou seja, desenvolver líderes? A pesquisa justifica a tarefa? Medimos adequadamente os resultados de nossos esforços? Os líderes são tão importantes quanto pensamos? E os seguidores? Ensiná-los bem, agora, não é tão importante quanto ensinar boa liderança? Por fi m, Kellerman pergunta: Dado o vertiginoso declínio dos líderes na apreciação de seus seguidores, haverá alternativas aos modelos atuais – meios de ensinar liderança que levem em conta as vicissitudes do século XXI?

O fim da liderança trata dessas questões e de outras, tornando-se leitura obrigatória para os negócios, os políticos e os líderes comunitários.

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Barbara Kellerman é professora universitária de Liderança Pública na James MacGregor Burns, Harvard University’s John F. Kennedy School of Government. Foi diretora executiva fundadora da Kennedy School’s Center for Public Leadership e lá trabalhou como diretora de pesquisa. Em 2009, foi considerada pela Forbes.com uma das 50 maiores pensadoras de negócios, e pelo Leadership Excellence a 15ª entre as 100 “melhores mentes em liderança” em 2008 e 2009. Em 2010, recebeu o Prêmio Wilbur M. McFeely por seu trabalho pioneiro sobre liderança e liderados. É autora e organizadora de vários livros, inclusive os mais recentes Como os seguidores fazem os líderes, Bad Leadership e Leadership: Essential Selections on Power, Authority, and Influence.

Conheça Também