Processando...
 

O Mítico Homem-Mês: Ensaios sobre engenharia de software

Autor:  Frederick P. Brooks Jr.

Categoria: Gerenciamento de Projetos

Número de páginas: 320

ISBN: 978-85-508-0253-4

Por: R$69,90

Sobre o Livro

Poucos livros sobre gestão de projetos de software têm sido tão influentes e perenes quanto O Mítico Homem-Mês. Com uma rica mistura de fatos sobre engenharia de software e opiniões que provocam a reflexão, Frederick Brooks oferece sua visão para todos aqueles que lidam com a gestão de projetos complexos. Os ensaios deste livro vêm diretamente da experiência de Frederick como gerente de projetos para a família de computadores System/360 da IBM e, posteriormente, com o OS/360, seu massivo sistema de software. Passados 20 anos da publicação original, em 1975, Brooks revisou suas ideias originais, adicionando novos pensamentos e conselhos em uma edição especial de aniversário. Agora, quase 35 anos depois da primeira edição, comemorando sua primeira versão em português, Brooks concede uma entrevista exclusiva sobre seu trabalho, que os leitores podem conferir nas primeiras páginas deste livro.

O argumento central de O Mítico Homem-Mês é o de que grandes projetos de programação sofrem de problemas de gestão cuja natureza difere dos projetos pequenos em função da divisão das tarefas; a integridade conceitual de um produto é um fator crítico em seu desenvolvimento; e que é difícil, mas possível, atingir tal integridade. Seu ensaio seminal de 1986, "Não existe bala de prata" também está aqui, complementado por um novo texto da edição de 1995, onde Brooks afirma que "Não haverá nenhuma bala de prata no intervalo de dez anos". Estes dez anos já se passaram e Brooks continua atual.

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Frederick P. Brooks Jr. É professor patrono de Ciência da Computação na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos. Ele é mais conhecido como o “pai do sistema IBM /360”, tendo atuado como gestor de projeto em seu desenvolvimento e, mais tarde, como gestor do projeto de software do sistema operacional /360 durante sua fase de arquitetura. Por este trabalho Brooks, Bob Evans e Erich Blow ganharam a Medalha Nacional de Tecnologia em 1985. Antes disto, ele era arquiteto dos computadores Stretch e Harvest da IBM. Em Chapel Hill, Brooks fundou o Departamento de Ciência da Computação e foi seu presidente entre 1964 e 1984. Ele atuou no Comitê Nacional de Ciência e no Comitê Científico de Defesa. Atualmente, suas áreas de ensino e pesquisa estão relacionadas à arquitetura de computadores, gráficos moleculares e ambientes virtuais.

Conheça Também