Processando...

Os 5 fundamentos para quem deseja se tornar um líder

James M. Krouzes e Barry Z. Posner, autores de Aprendendo a Liderar, dão lições sobre liderança
Alta Books 14/08/2017

Em Aprendendo a Liderar, os autores James M. Krouzes e Barry Z. Posner dão dicas para aqueles que desejam se tornar líderes exemplares. Mais que isso, incentivam todos a desenvolverem a liderança interior ao desmitificar alguns mitos sobre a liderança, sendo os principais: de que liderar é um talento inato, que as pessoas que estão em cargos de chefia são automaticamente líderes e que líderes só devem dar ênfase em seus pontos fortes. Para eles, a liderança é um conjunto de habilidades e como qualquer outra, pode ser aprendida por qualquer um que se propõe a estudar. Com o suporte de mais 30 anos de pesquisa, os autores desenvolveram os cinco fundamentos para se chegar lá:

 

1. Acredite que você pode

Kouzes e Posner enfatizam a importância de que cada um tenha uma forte crença em suas capacidades e uma mentalidade de que a liderança pode ser aprendida. Isso não deve ser confundido com arrogância. Na realidade, os dois afirmam que o “aprendizado contínuo é um modo de vida para líderes exemplares”, e que, esses líderes sabem que estão em constante desenvolvimento, absorvendo aprendizado de livros, cursos, situações e de outros indivíduos.

 

2. Aspire a se distinguir

Líderes precisam saber quem são e o que é importante para eles. “Você não pode liderar os outros se você não se conhece”, dizem os autores. “Quando você tem valores claros e descobre sua voz, tem também a confiança interna necessária para expressar ideias, escolher uma direção, tomar decisões difíceis, agir com determinação e assumir o controle de sua vida em vez de imitar os outros”. Ao mesmo tempo, os líderes precisam reconhecer que não se trata apenas de suas aspirações pessoais, pois “seu sucesso como um líder está indiscutivelmente ligado ao quanto você pode tornar os outros bem-sucedidos”.

3. Desafie-se

Tanto para quem deseja ser líder quanto para quem já é, os autores destacam que a importância de sair da zona de conforto, “o crescimento está sempre nos limites, fora das fronteiras de onde você está agora”. E ainda acrescentam: “Você precisa ser curioso, tomando a iniciativa para experimentar novas ideias e maneiras de fazer as coisas. E, quando o fizer, você inevitavelmente cometerá erros e fracassará. A chave é tirar lições das experiências e repetir o ciclo de aprendizado”.

 

4. Engaje o apoio

Todos que alcançam a excelência recebem apoio e treinamento ao longo do caminho. Com os líderes não poderia ser diferente. Por esse motivo, uma parte fundamental da aprendizagem de é fazer conexões. Os líderes também precisam de feedbacks honestos sobre como eles estão progredindo e sobre o que ainda precisa ser aperfeiçoado. De acordo com Kouzes e Posner: “os melhores em todos os campos sabem que não conseguem fazer coisas extraordinárias acontecerem sozinhas. Sem um elenco e uma equipe, sem membros do time e treinadores, sem editores e editoras, sem colegas e clientes, sem fãs e família, nenhum show, filme, evento esportivo, produto inovador nem serviço excepcional aconteceriam”.

 

5. Pratique deliberadamente

A lição final de Kouzes e Posner é que não basta apenas ser um líder. Você tem que praticar. Isso envolve a definição de metas, participar de atividades destinadas a melhorar o desempenho, e buscar e receber feedbacks. Segundo os autores, formar bons hábitos que permitam que você avalie o progresso que faz todos os dias servirá para motivá-lo a fazer um trabalho ainda mais significativo".

 

Conheça o livro Aprendendo a Liderar e controle o seu próprio desenvolvimento de liderança e liberte o seu líder interior.