Processando...
Progresso e Desenvolvimento Humano
 

Progresso e Desenvolvimento Humano

Autor:  Enzo Barberio Mariano

Categoria: Economia

Edição: 1° Edição

Número de páginas: 448

ISBN: 978-85-508-1020-1

Por: R$79,90

Sobre o Livro

O Progresso além do PIB
 
Apesar de constantemente ser pauta dos principais noticiários do país, analisar o desenvolvimento não é tarefa fácil, já que ele pode ser entendido e mensurado de diferentes maneiras.  O Produto Interno Bruto (PIB), por exemplo, avalia o desenvolvimento econômico; o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e os índices de felicidade, por sua vez, avaliam aspectos do desenvolvimento que a produção econômica é incapaz de refletir.  Para levar em conta a multi-dimensionalidade do desenvolvimento é necessária a construção de índices compostos ou de eficiência social que podem se tornar bastante complexos.
 
Esses e outros aspectos são explorados em detalhes nas 5 unidades que compõem esse livro, em que você aprenderá sobre:
 
•Medidas de produto agregado; procedimentos metodológicos do IDH; e indicadores de bem-estar.

•Crescimento econômico; desenvolvimento humano; e desenvolvimento sustentável .

•Métodos quantitativos aplicados a mensuração do progresso, desigualdade e pobreza.

•Ética; Justiça; Qualidade de vida ; e Felicidade.

•Impactos do crescimento econômico sobre a desigualdade.

•Relação entre riqueza e qualidade de vida.
 
 
Desde que surgiu há cerca de 200 mil anos, o homo sapiens tem trabalhado para deixar sua vida mais rica, completa e feliz, o que deu origem ao que hoje entendemos como progresso humano.  Esse progresso, porém, foi tão lento na maior parte da história que quase nunca houve muito interesse em estudá- lo. 
Isso mudou com a Revolução Industrial, por meio da atuação dos filósofos iluministas, e se acentuou após a Segunda Guerra Mundial, quando o conceito de desenvolvimento foi popularizado e passou a designar o progresso no âmbito de um Estado- nação.
 
Entender o progresso e o desenvolvimento não é tarefa fácil, já que existem diversas complexidades envolvidas tanto em sua definição, já que o progresso envolve uma série de dilemas morais referentes ao que será levado em conta para avaliá-lo, quanto na mensuração, visto que bons indicadores de progresso exigem a utilização de métodos qualitativos e quantitativos que muitas vezes podem ser bastante complexos.
 
As diversas teorias, dimensões e indicadores que sustentam a definição e mensuram o progresso e o desenvolvimento são o tema deste livro, em que esses fenômenos são abordados em todas as suas nuances e por diferentes pontos de vista.
 

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Enzo Barberio Mariano  Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), no Departamento de Engenharia de Produção do Campus de Bauru. Formado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP), onde também fez o mestrado e o doutorado em Engenharia de Produção. Ministra na graduação disciplinas de Economia, Economia Industrial, Engenharia Econômica e Controle Estatístico da Qualidade.Há cinco anos ministra na pós-graduação a disciplina “Desenvolvimento Humano: Métodos Quantitativos e Qualitativos”. Orientou diversos alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em temas ligados ao desenvolvimento humano e à sustentabilidade. Autor de diversos artigos e capítulos de livros em periódicos nacionais e internacionais, tendo sido por dois anos editor- -chefe do periódico Gestão de Operações e Sistemas (GEPROS).

Conheça Também