Processando...
 

A Sucessão na Estratégia dos Negócios

Autor:  Rosa Bernhoeft

Categoria: Negócios

Edição: 1° Edição

Número de páginas: 352

ISBN: 978-85-508-0824-6

Por: R$69,90

Sobre o Livro

A perenidade dos negócios de uma empresa, assim como a boa execução de sua estratégia em curto, médio e longo prazos, depende de um cuidado especial com a sucessão em posições críticas de liderança. 

Este livro aborda a sucessão do CEO e demais executivos do C-Level. 
Ele mostra ao leitor a importância de a sucessão ser tratada como um processo, e não um fato isolado no tempo. 
Um processo de sucessão deve (ou deveria) ser pensado, planejado e implementado a partir do primeiro dia em que o alto executivo assume sua cadeira. 

Esta obra responde a muitas dúvidas e questionamentos que estão presentes na mente de empresários, acionistas, conselheiros de administração, CEOs, diretores e profissionais de Recursos Humanos, tais como: 
Qual papel cabe ao Conselho de Administração em um processo de sucessão? Quais são os dilemas do alto executivo que deixará uma organização? 
Quais são os dilemas de quem irá ocupar a posição de CEO? Quais as peculiaridades de um processo de sucessão em empresas familiares? Quais dificuldades e desafios surgem durante um processo de sucessão? 
Como deve ser estruturado e conduzido o desenvolvimento de executivos? 
O conteúdo do livro é bastante balanceado entre reflexão, teoria e prática e traz casos e experiências de empresas e executivos brasileiros, tendo por base a experiência de mais de trinta anos da autora como consultora em processos de sucessão de altos executivos em multinacionais e em grandes empresas brasileiras. 

Existem poucas obras em língua portuguesa sobre sucessão. Ainda mais raras são aquelas que retratam a realidade brasileira, de acordo com nossa cultura de gestão e negócios. 
Portanto, o livro  é uma contribuição inédita para ajudar a fortalecer os negócios no país.

 

“Sucessões de líderes de sucesso são momentos delicados de grande importância e risco para eles próprios e suas organizações. Neste extraordinário livro, Rosa Bernhoeft, descreve, analisa e sintetiza todas as etapas relevantes do processo de sucessão, tanto do ponto de vista do sucedido quanto do sucessor.
Trata-se de uma das obras mais completas que conheço sobre o assunto, especialmente se considerarmos os exemplos e comentários sobre casos brasileiros.
 
O texto destaca que transições para gerações mais jovens são imperativos em todas as organizações empresariais, políticas, religiosas, militares, filantrópicas etc. e descreve as tensões psicológicas e frequentes conflitos entre sucedidos e sucessores que se defrontam com o dilema entre preservar o legado que recebem e imprimir a sua própria marca e o seu próprio estilo. O livro traz uma rica e rara discussão sobre as principais funções dos executivos, o relacionamento entre múltiplas
gerações e os desgastes comuns entre líderes e presidentes com conselhos e estruturas de supervisão das organizações no que diz respeito a estratégia, ética, responsabilidade e erros.
 
O processo de sucessão é analisado em toda a sua complexidade desde a escolha, integração e exercício do cargo com os desafios das competições internas e de como lidar com a cultura organizacional. Aprendi muito e recomendo com entusiasmo a sua leitura."
Jaime Benchimol, 62, é empresário amazonense. Sócio e presidente de Sociedade Fogás Ltda. Sócio e ex-presidente da Benchimol, Irmão e Cia Ltda (Lojas Bemol).

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Rosa Bernhoeft fundou e dirige a Alba Consultoria, empresa especializada em Gestão Estratégica de RH, análise de poder e de cultura das organizações, consultoria em desenvolvimento organizacional e planejamento, orientação de carreira, counseling e mentoring para líderes e futuros líderes. Rosa foi pioneira no Brasil na concepção e aplicação de processos de mentoring e counseling para altos executivos de multinacionais e grandes empresas brasileiras. 
Em empresas, ela vem atuando no desenvolvimento de sistemas e modelos de avaliação por competências, implementando referências e estratégia de orientação e counseling que permitem o alinhamento dos executivos e profissionais à estratégia corporativa. É autora dos livros Mentoring: práticas e casos e Mentoring: abrindo horizontes, superando limites, construindo caminhos, publicados, respectivamente, pelas editoras Évora e Gente. Graduou-se em Engenharia e Educação no Peru, e realizou especialização em Psicologia Social e Organizacional no México.

Conheça Também