Processando...

Teste de Software

Autor:  Emerson Rios , Trayahú Moreira

Categoria: Software

Edição: 3ª Edição

Número de páginas: 304

ISBN: 978-85-7608-775-5

[Preço sob consulta]
indisponível no momento

Sobre o Livro

Tratar essa atividade de teste de software como uma daquelas inseridas no processo de desenvolvimento, quando era executada por programadores e analistas de sistemas, não atende mais ao nível atual de complexidade das aplicações. Os testadores são técnicos altamente qualificados, os quais precisam acumular uma gama enorme de conhecimentos para poderem desempenhar suas atividades. Este livro dá um enfoque gerencial aos principais aspectos relacionados com teste de software e procura servir de base para que gerentes e testadores possam absorver os conhecimentos necessários para suas funções na época atual. Desta forma, os autores apresentam, neste livro, além das métricas e metodologias, como os testes devem ser corretamente organizados e executados na empresa, e o que os gerentes precisam saber para montar um ambiente de teste estruturado e adequado aos novos técnicos dos projetos de teste de software.

Nesta edição de Teste de Software, os autores Emerson Rios e Trayahú Moreira incluíram o capítulo Documentação de Teste, onde o leitor adquire informações sobre a norma IEEE 829:2008, que trata da documentação que deve ser usada em projetos de teste de software.

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Emerson Rios é economista formado pela UFF e pós-graduado em Engenharia de Sistemas pela COPPE/UFRJ. Possui, ainda, o título de Master of Information Technologies obtido na AIIM/EUA. Trabalha com desenvolvimento de aplicações desde 1971, tendo exercido diversos cargos de gerência no BNH e, posteriormente, na Caixa Econômica Federal, atuando sempre na Área de TI.

No Banco Nacional de Habitação foi chefe adjunto do Departamento de Informática e Chefe da Área de Desenvolvimento de Sistemas. Na Caixa, foi coordenador do Projeto Internet, tendo exercido a Gerência de Desenvolvimento de Aplicações para a internet no Rio de Janeiro. Ocupou, ainda na Caixa Econômica, os cargos de gerente de Suporte e gerente de Desenvolvimento de Sistemas. Foi fundador e Diretor do Brazilian Function Point Users Group (BFPUG), e chegou a ser Diretor do Instituto Brasileiro de Simplificação de Procedimentos Mercantis (SIMPRO-Brasil), junto ao qual representou o Brasil na ONU, em Genebra, de 1997 a 2001, por ocasião do Fórum Anual sobre Normatização de Comércio Eletrônico (UN-CEFACT).

Ministrou aulas nos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas, onde lecionou Análise de Pontos de Função. Emerson também foi professor do curso de Especialização em Gerência Estratégica da Informação (DEL/UFRJ). Trabalhou como consultor técnico da Associação Latino-Americana de Desenvolvimento em Lima, no Peru. 

Após carreira de 33 anos no BNH e na Caixa Econômica Federal, resolveu concentrar suas atividades na área de Teste de Software. Trabalhou como gerente de produto, na área de Testes de Aplicações, na SQA — System Quality Assurance.

É coordenador regional para o Brasil da STAR (Software Testing Analysis and Review) e foi presidente e fundador da Associação Latino Americana de Teste de Sistemas (ALATS), de 2002 a 2010. Atualmente, é consultor da empresa Riosoft/Softex na área de testes e de melhoria de processos e diretor do Instituto de Teste de Software (ITSiTEste). Ocupa também a presidência do QAI Rio de Janeiro Chapter. É, ainda, professor de MBA sobre Qualidade de Software na UFRJ.

Emerson é autor de Teste de Software, Análise de Riscos em Projetos de Teste de Software, Teste de Software: Documentação de Teste, Caratê Aplicado ao Teste de Software, Base de Conhecimento em Teste de Software, entre outros.

Website: http://www.emersonrios.eti.br

Twitter: @emersonrios

Trayahú Moreira é graduado em Estatística pela Ence (Escola Nacional de Ciências Estatísticas), com especialização em Análise de Sistemas pela PUC-RJ. Participou em Londres (Inglaterra) do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) para executivos seniores da BAT-Industries. Atua na área de informática desde 1968, tendo exercido cargos técnicos e gerenciais na Marinha de Guerra, Vulcan Material Plásticos, Souza Cruz, Origin C&P, SQA do Brasil Ltda, Path ITTS e iTeste.

Até 1993, dedicou-se à gerência de Desenvolvimento de Sistemas, Planejamento Estratégico de Informática, Metodologias e Ferramentas de Desenvolvimento de Sistemas, Projetos de Introdução de Novas Tecnologias e Modificações Organizacionais da Área de Informática.

Foi professor da cadeira de Estatística da Escola Naval, desenvolveu e gerenciou projetos de desenvolvimento de sistemas em diversas plataformas e para todas as áreas de negócio das empresas onde trabalhou, tendo liderado o projeto que desenvolveu e implantou o software do primeiro armazém automático comandado por computador da América Latina. Coordenou a preparação dos PDIs 90/92 e 93/95 da Souza Cruz. Criou e implantou a Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas daquela empresa, participou da equipe que realizou o diagnóstico de utilização de informática, cujas recomendações alteraram os paradigmas tecnológicos e organizacionais até então praticados. 

Em 1994, iniciou novas atividades como consultor, tendo se dedicado prioritariamente às atividades relacionadas com gerência de projetos e programas, escritório de projetos, desenvolvimento de sistemas e Qualidade e teste de software. Além disso, gerenciou o Projeto de Estruturação e Implementação dos Escritórios de Projetos da Caixa Econômica Federal (Rio, São Paulo e Brasília), coordenou a estruturação do Escritório de Projetos da Golden Cross, elaborou a Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Cetip e Mitsubishi do Brasil, participou da preparação do Planejamento Estratégico de TI do BNDES, foi editor da coluna de Gerência de Projeto da revista Developers e foi diretor da ALATS (Associação Latino Americana de Teste de Software), além de ter participado como palestrante da Comdex/RJ (Computer Dealers' Exhibition) sobre o tema Planejamento Estratégico de Informática e ter ministrado diversos cursos sobre o tema Gerência de Projetos, Escritório de Projetos, Planejamento Estratégico de TI, Manutenção e Teste de Software. Atualmente é diretor de Operações da iTeste.

Trayahú é autor de Teste de Software e Base de Conhecimento de Teste de Software

Conheça Também