Processando...
Transferências de Renda no Brasil
 

Transferências de Renda no Brasil

Autor:  Sonia Rocha

Categoria: Ciências Políticas

Edição: 1° Edição

Número de páginas: 216

ISBN: 978-85-508-0600-6

Por: R$49,90

Sobre o Livro

Este livro apresenta a história dos programas de transferências de renda no Brasil dos anos 1970 até os dias de hoje.
Sonia Rocha for - nece medidas de tamanho, abrangência, focalização e custo desses programas assistenciais no Brasil para embasar a descrição dos fatos e conclusões apresentadas. O texto, organizado em oito capítulos, segue cronologicamente a evolução dos programas de transferência de renda no Brasil.

De início trata do contexto e das motivações que levaram à implantação, na década de 1970, de um programa de transferência de renda no âmbito da Previdência Social, passando em seguida à criação nos anos noventa dos “novos” programas, que desembocam no Bolsa-Família em 2003.
Descreve a expansão e consolidação do Bolsa-Família desde então, para concluir com uma discussão sobre os desafios do atual governo empossado em janeiro de 2011, especificamente no que tange à proposta de eliminar a pobreza extrema até o final do seu mandato em 2014.

O Brasil vem ganhando visibilidade internacional e atraindo o interesse de observadores da área socioeconômica devido a uma conjunção favorável de fatores.
Dentre eles tem papel fundamental a retomada sustentada do crescimento econômico nos últimos anos.
A expansão da economia levou a um ciclo virtuoso de aumento da renda e crescimento do consumo interno que vem mudando radicalmente a feição do país.

No entanto, essas melhorias recentes estão longe de sanar as questões de pobreza e de desigualdade que distinguem desfavoravelmente o Brasil na comparação com outros países onde o nível de renda per capita é semelhante. Em momento oportuno, esta obra apresenta a história dos programas de transferências de renda, que o cerne da política antipobreza no Brasil, fornecendo medidas de seus custos e impactos para as mudanças em curso no país.

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

sem autor
SONIA ROCHA é economista, formada pela PUC-RJ, com doutorado pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Pesquisadora aposentada do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), onde deu início aos estudos sistemáticos sobre pobreza no Brasil, desenvolvendo metodologia específica para estabelecer linhas de pobreza espacialmente diferenciadas com base em pesquisas de orçamentos familiares. Além de estudos sobre evolução da pobreza do ponto de vista da renda e das condições de vida em geral, tem realizado avaliações do desenho e da implementação de políticas de transferência de renda no país, desde os estudos pioneiros sobre o Bolsa-Escola. Realizou o monitoramento de projetos anti-pobreza no Brasil e na América Latina para governos e agencias internacionais. Foi coordenadora de projetos do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, visiting scholar na University of Oxford, Inglaterra, e Tinker Professor na University of Stanford, EEUU. Atualmente é titular da cátedra Sergio Buarque de Holanda, da École de Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França, pesquisadora do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) e pesquisadora sênior do CNPq.

Conheça Também