Processando...
 

Um Século em Quatro Atos

Autor:  Paulo Vicente Alves

Categoria: Relações Internacionais

Edição: 1ª Edição

Número de páginas: 192

ISBN: 978-85-508-0331-9

Por: R$54,90

Sobre o Livro

Estamos no meio de uma grande transformação tecnológica, que irá mudar as dimensões social, política e econômica do mundo. Para entender tais mudanças este livro traz um modelo matemático baseado na história. O futuro é organizado como uma extrapolação de duas formas de contar a história, ou historiografias.
 
A historiografia dos ciclos hegemônicos explica como o sistema global de trocas tem se organizado desde 1492 até o nosso tempo através de Períodos de Hegemonia variando entre 100 e 140 anos, e Guerras de transição de 30 anos. Tal modelo analisa como o poder político-militar mantém o poder econômico, e vice-versa.
 
A historiografia dos ciclos de Kondratieff explica como a tecnologia vem se desenvolvendo através de ciclos de 50-60 anos desde 1770. Tais ciclos terminam em grandes crises do sistema capitalista, forçando a inovação e criando uma nova onda de tecnologias e prosperidade, que eventualmente se esgota.
 
Tais modelos explicam o passado. O livro explora o que nos é revelado sobre as décadas seguintes se extrapolarmos tais ciclos para o futuro, assumindo que a estrutura de causa e efeito do passado ainda existirá no futuro, isto é, que um sistema de troca global continuará a existir no século XXI, e que haverá um novo ciclo tecnológico.
 
Surge assim uma estrutura do século XXI que analisamos em quatro atos.

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Paulo Vicente Alves é doutor em Administração e mestre em Adm. Pública pela FGV, e é Engenheiro pelo IME. Atua como professor integral da Fundação Dom Cabral (FDC), e curador de Estratégia do Watson da IBM. Sua experiência profissional inclui setores de Governo, Defesa, Aeroespacial, Educação e Energia, Docência em cursos nacionais e internacionais. Pertenceu ao Global Colloquium in Participant Centered Learning (GLOCOLL) da Harvard Business School em 2012. Autor dos livros Jogos e simulações de empresas e Gestão Pública Contemporânea pela Alta Books (2015), e do e-book do livro ‘Jogos de Empresas’ pela Pearson/Makron Books (2001).

Conheça Também