Processando...
 

Saiu na Mídia

  • Folha de S. Paulo - (09/04/2016)

Vida de Rico Sem Patrimônio

Autor:  Rodrigo Zeidan

Categoria: Autoria Nacional

Edição: 1ª Edição, 2015

Número de páginas: 192

ISBN: 978-85-7608-869-1

Por: R$58,00

Sobre o Livro

Segurança e tranquilidade são as principais razões pelas quais pensamos em planejar o futuro. Uma boa renda, casa própria, falta de preocupações financeiras e uma velhice tranquila são os grandes sonhos que acalentam os dias longos de trabalho e as noites mal dormidas, pensando em contas e diversas obrigações financeiras. Todos nós temos medo do futuro e, por isso, agimos para nos proteger contra o imponderado. Isso significa que tomamos várias decisões para tornar nossa vida mais fácil no futuro, tais como fazer uma boa faculdade, procurar um bom emprego e poupar para a velhice.

Essa visão simples do mundo, embora senso comum, esconde uma série de armadilhas, especialmente em relação à poupança. Temos a ideia inata de que poupar é importante, mas nos falta várias informações para que as estratégias de poupança sejam eficientes: quando começar a poupar? Quanto deve ser poupado e por quanto tempo? Quando devemos começar o processo de despoupança, isto é, quando começar a gastar o que poupamos? Quais os investimentos ideais?

Poupar é muito mais complicado do que se parece, e isso se reflete na imensa dificuldade que temos em lidar com essa importante etapa da nossa vida financeira.

Vida de Rico sem Patrimônio é um livro para aqueles que querem usar o dinheiro como um meio de conquistar uma boa vida, em vez de viverem a serviço da acumulação patrimonial. Na prática, isso significa abandonar várias regras sagradas embebidas na cultura patrimonialista brasileira.  

 

Newsletter

Sobre o(s) Autor(es)

Rodrigo Zeidan é doutor em Economia, professor de Finanças e Economia da Fundação Dom Cabral e Visiting Associate Professor of Economics da NYU Shanghai. É consultor, desenvolve projetos e cursos de capacitação para executivos em empresas como J&J, Kraft Foods, Vale, Petrobras e Grupo Queiroz Galvão, e publica artigos em importantes periódicos científicos, como Journal of Business Ethics, Review of Industrial Organization e Economics Letters.

Conheça Também