O seu portal de conhecimento
Telefone (21) 3278-8069
A Tríade Da Competência: O propósito por trás do livro

Escrever um livro com certeza não é um desejo de poucos, já havia ouvido de muitos conhecidos e colegas sobre o desejo de colocar um pensamento, uma crença, um romance no papel. Mas acredito que o que faz a diferença entre a vontade e a realização plena, seria o propósito que você tem por trás daquele sonho ou plano. Pratico PDCA há muitos anos, que é um método de solução de problemas que nos ajudar a direcionar esforço para resolver problemas e também REALIZAR missões, atingir metas. Mas tenho certeza que este livro foi o PDCA mais aplicado que fiz, pois consegui um EQUILÍBRIO que não é fácil: Planejamento detalhado e minucioso do conteúdo que deu qualidade a obra, e execução bem feita para conceber e lançar o livro, contando claro com uma grande parceira que foi a Editora Alta Books!

Mas vamos falar aqui de algo mais sinestésico e inspirador! O propósito de escrever! Sempre tive esse projeto de escrever um conteúdo e publica-lo, mas pensava que meu primeiro livro seria algo de conteúdo técnico, ligado a metodologia de gestão de processos, que muito acredito e que dediquei muitos anos de minha carreira. Mas esse não foi o caminho natural. Queria escrever algo que realmente conectasse algumas premissas de desempenho que muito acredito, que conseguisse estabelecer um EQUILÍBRIO entre essas competências, que pudesse de alguma forma ajudar as pessoas, mas que também com certeza serviu para eu fazer um grande exercício de aprendizado e autoconhecimento, pois quando você escreve, você questiona suas próprias crenças e busca outras respostas com outras pessoas e outras referências. E o mais interessante é que essas “referências” são pessoas que passaram por você e te deixaram um legado de aprendizado e de vivência. Muitas vezes esses personagens são ex gestores, colegas de trabalho, pessoas da família e até alguns desafetos que também te ensinaram. Depois que escrevi este conteúdo, cada vez reforço minha crença que o momento para APRENDER algo é AGORA E SEMPRE, COMPARTILHAR conhecimento deve ser PERMANENTE e principalmente, EXPERIMENTAR, POR EM PRÁTICA deve ser INTENSO!

Busquei escrever de uma forma que provocasse a cada capítulo, um auto diagnóstico, que te mostre oportunidade, que te possibilite gerar um PROPÓSITO de melhoria a cada capítulo. Uma construção coerente, passo a passo, que no final gere um direcionamento bem desdobrado para você entender como estabelecer este EQUILÍBRIO tão importante entre essa magnífica TRÍADE: Liderança, Método e Conhecimento Técnico!

Carlos Coutinho Fernandes Júnior tem 25 anos de experiência nas áreas de Gestão de Processos, Recursos e Qualidade nos setores alimentício, agronegócio, petroquímico e serviços. É consultor de melhoria contínua e desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui MBA em Gestão Empresarial pela Unicamp. Tem formação de Black Belt, tendo atuado em missões profissionais em diversos países como Argentina, Turquia, África do Sul, China e Emirados Árabes. É professor convidado dos cursos de pós-graduação da Escola Politécnica da PUC-PR.