O seu portal de conhecimento
Telefone (21) 3278-8069
Hábitos Atômicos

A falta de foco é considerada por muitas pessoas um dos males da atualidade, esse problema se intensifica com as inúmeras formas de distrações proporcionadas pelo mundo moderno, as redes sociais na internet são uma dessas ferramentas que se não forem utilizadas com sabedoria, podem acabar atrapalhando um indivíduo que pretende ter mais foco em seus objetivos.

Baixa produtividade, desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional, aumento do nível de estresse devido a frustração, são umas das consequências da falta de foco.

Uma pesquisa publicada na Harvard Business Review aponta que 67% dos líderes de empresas afirmam ter muitas coisas em que pensar e não conseguem identificar de fato o que é prioritário.

A pesquisa também apontou que 73% dos profissionais entrevistados alegam se distrair algumas ou muitas vezes durante a execução de uma tarefa. 

Essa falta de foco as vezes é combatida de maneira ineficaz, pois as pessoas tendem a ser radicais na busca da mudança que almejam, elas acabam tentando acabar com os maus hábitos de uma vez por todas, e se privam totalmente de fazer algo que lhes causa distração, como mexer no celular, por exemplo. Acontece que quando a mudança é muito brusca, as pessoas não conseguem manter o ritmo e acabam voltando dias depois para o seu comportamento antigo, e pior, as vezes a privação momentânea faz com que elas voltem para suas distrações de maneira ainda mais intensa.

James Clear tem uma maneira fácil e comprovada de minimizar ao máximo os hábitos ruins e melhorar os bons hábitos, isso se deve ao fato de que James não prega que devemos acabar de uma hora para outra com os nossos hábitos ruins, ele simplesmente diz que devemos torna-los mais difíceis. Por exemplo, se você usa muito o celular, e quer usar menos, você não precisa se livrar de seu smartphone, você só precisa dificultar esse comportamento prejudicial, talvez colocando o aparelho em um local distante, que você tenha que se deslocar até ele para usá-lo. Esse ato de ter que se dirigir até o celular para poder acessá-lo, e depois devolvê-lo para o local que você buscou, fará com que você use menos o aparelho do que se você estivesse sempre com ele do seu lado.

Se você usa muito uma rede social e sente que ela está te atrapalhando, você não precisa excluir essa rede, talvez retirando o app dessa rede social de seu celular, fazendo com que você só consiga acessar fazendo uma buscar na internet, ou mesmo apenas através do computador, fará com que você reduza bastante as suas atividades nessa rede social. Para criar bons hábitos, James Clear usa a mesma ideia, só que ao contrário. Se para evitar os maus hábitos você torna o hábito difícil, para alcançar os bons hábitos você os torna fáceis. Por exemplo, se você quer começar a fazer exercícios, não comece malhando duas horas por dia, segundo Clear isso só vai fazer com que você se enjoe da academia, o que você deve fazer é justamente o contrário, reduzir o seu tempo na academia, diminuir os pesos, e malhar com tranquilidade, fazendo com que a ida a academia deixe de ser um tormento. Com o tempo você irá aumentar o tempo e os pesos de forma natural, sem fazer esforço desnecessário.