O seu portal de conhecimento
Telefone (21) 3278-8069
Linguagem didática e simplificada

O Unity é uma conhecida ferramenta de desenvolvimento de jogos, que oferece muitos recursos poderosos capazes de gerar um resultado final com qualidade profissional. Com ela é possível desenvolver jogos em 2D (principalmente no estilo plataforma) e 3D.

Entre os recursos disponíveis estão efeitos físicos, detecção de colisão, animação por meio de sprites, execução de áudio (efeitos sonoros e músicas), além de suporte à criação de scripts com uso da linguagem C#. Em função desse último recurso, a integração com o Visual Studio 2017, o ambiente de programação da Microsoft, é total.

No livro Desenvolvimento de Jogos com Unity, são abordados os principais conceitos necessários à criação de jogos nos dois formatos (2D e 3D). Os capítulos iniciais apresentam um breve histórico dos videogames, os fundamentos de design de jogos e utilização do Blender (software de modelagem e animação 3D), introdução à programação em C# e animação com sprites.

O primeiro projeto desenvolvido corresponde a um jogo de nave no estilo plataforma, no qual são estudados a animação dos objetos gráficos, detecção de colisão, escrita de scripts para posicionamento de objeto/personagem dentro da cena, uso do sistema de partículas, pontuação do jogo.

O segundo projeto é uma versão do primeiro, mas em formato 3D. Nesse projeto é demonstrado como inserir objetos gráficos criados no Blender e no GIMP (um editor de imagens Open Source muito conhecido).

Procurou-se utilizar uma linguagem bastante didática para tornar mais fácil o entendimento dos assuntos estudados. De igual modo, os códigos dos scripts em C# foram escritos também tendo em vista a simplicidade, sem deixar de lado a eficiência no processamento durante sua execução. Como forma de fixar os conceitos apresentados pelos capítulos, eles apresentam diversos exercícios finais.

William Pereira Alves é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Claretiano de São Paulo. Autor de diversos livros sobre computação, desde 1992, contando com diversas obras já publicadas, que abrangem as áreas de linguagens de programação (Delphi, C/C++, Java, Visual Basic, PHP), bancos de dados (Access), computação gráfica (CorelDRAW, Illustrator e Blender), desenvolvimento de sites (Dreamweaver, Flash e Fireworks) e de aplicações para dispositivos móveis (Palm e smartphone/ tablet Android). Atuando na área de informática desde 1985, trabalhou na Cia. Energética de São Paulo (CESP) e na Eletricidade e Serviços S.A. (Elektro) no desenvolvimento de sistemas aplicativos para os departamentos comercial e de suprimento de materiais, inclusive com a utilização de coletores de dados eletrônicos e leitura de códigos de barras. Também foi responsável por todo o projeto e desenvolvimento do sistema de gestão da Editora Érica, entre 2007 e 2015. Atualmente trabalha no departamento de TI da Leonardi, empresa de engenharia civil especializada em concreto pré-fabricado.